A Conmebol emitiu um comunicado sobre o atraso de 21 clubes nas inscrições de atletas para a disputa da Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana. Clubes do Chile, Venezuela, Paraguai e Brasil, incluindo o Fluminense, entregaram a lista de inscritos com atraso. A entidade esclareceu que encaminhou os erros ao Tribunal Disciplinar para julgar os casos.

No artigo 49 do regulamento das competições, a Conmebol deixa claro que é de exclusiva responsabilidade do clube e da associação membro de cada país coordenar os prazos e garantir que a inscrição seja finalizada até 72h antes do início de cada fase, nos moldes da entidade máxima do futebol sul-americano.

 
 
 

Confira o comunicado da Conmebol na íntegra:

A apresentação no tempo e na forma das listas de jogadores é de responsabilidade exclusiva dos clubes e associações membros, e em nenhum caso atribuível à CONMEBOL.

Os regulamentos foram entregues e aceitos pelos clubes participantes na carta de conformidade e compromisso em dezembro / 2018 e também estão disponíveis em www.conmebol.com.

21 clubes participantes da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sudamericana apresentaram erros nas etapas de envio de listas de jogadores. Diante dessa situação, a CONMEBOL atuou diligentemente e, de acordo com os procedimentos regulamentares, encaminhou esses erros ao Tribunal Disciplinar para estudo e consideração. Portanto, enquanto o Tribunal Disciplinar não tomar uma decisão sobre o assunto, a competição continua normalmente.

Os clubes são:

CONMEBOL Libertadores (2ª fase)

 Clube Atlético Mineiro (BRA)

São Paulo FC (BRA)

Club Universidad de Chile (BRA)

Club Deportivo Palestino (CHI)

Club Libertad (PAR)

CONMEBOL Sudamericana

 Botafogo de Futebol e Regatas (BRA)

Santos Futebol Clube (BRA)

Esporte Clube Bahia (BRA)

Fluminense Football Club (BRA)

Sport Club Corinthians Paulista (BRA)

Associação Chapecoense de Futebol (BRA)

Club Social y Deportivo Colo-Colo (CHI)

Club de Deportes Antofagasta (CHI)

Deportes Unión La Calera (CHI)

Unión Española (CHI)

Club Sol de América (PAR)

Independiente FBC (PAR)

Club Deportivo Santaní (PAR)

Club Guaraní (PAR)

Estudiantes de Mérida Fútbol Club (VEN)

Zulia Fútbol Club (VEN)

É importante ressaltar que o caso do jogador Sebastián Pérez do Club Barcelona é substancialmente diferente, considerando que os regulamentos da FIFA relativos ao registro do referido jogador não foram cumpridos. Neste caso, o Club Barcelona o incluiu em sua lista de boa fé, apesar de ainda estar registrado na Federação Mexicana de Futebol de acordo com a decisão dos órgãos judiciais.