(Foto: Divulgação/Conmebol)

A Conmebol se reuniu com os representantes dos clubes que ainda disputam a Copa Sul-Americana, nesta segunda-feira, na cidade de Luque, na Grande Asunción, no Paraguai, para falar sobre o VAR. O objetivo da entidade era discutir como o sistema será utilizado na competição, pela primeira vez, além de tirar dúvidas.

A conversa foi conduzida pelo ex-árbitro brasileiro Wilson Seneme, presidente do Comitê de Árbitros da entidade. Foram esclarecidas todas as possíveis dúvidas sobre o árbitro de vídeo, além de deixar claro para os representantes dos clubes apenas quatro situações que o VAR pode recorrer à arbitragem de vídeo: gols, cartão vermelho, pênaltis e confusão de identidade.

 
 
 

Wilson Luiz Seneme ressaltou que o sistema é para ajudar o árbitro principal, que será auxiliado para tomar a decisão correta sobre o fato durante a partida. Nas quartas de final, estão os seguintes clubes: Santa Fe, Deportivo Cali, Atlético-PR, Nacional, Fluminense, Junior Barranquilla, Bahía e Defensa y Justicia.

O Fluminense enfrenta o Nacional, do Uruguai, nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O jogo de ida será realizado no próximo dia 24, no estádio do Engenhão, já que o Maracanã não estará à disposição devido ao show de Roger Waters. A partida de volta será no dia 31.

Saiba quando o VAR pode ser aplicado: 

– Gols: posição de impedimento na criação do gol, infração do time atacante na criação do gol, bola fora de jogo antes do gol e gol / sem gol.

2 – Incidentes cartão vermelho: VAR evita decisões erradas claramente sobre a expulsão de um jogador, as revisões são limitados a expulsão direto e não um segundo cartão amarelo, o VAR observada uma falta de expulsão não foi detectada pelo árbitro.

3 – Penalidade máxima: VAR evita decisões claramente erradas sobre a concessão ou não de uma cobrança de pênalti, penalidade cobrada de forma incorreta; bola fora do campo antes do pontapé de grande penalidade.

– Confusão de identidade: Se o árbitro advertir ou erroneamente expulsar um jogador, o VAR ajuda o árbitro a saber quem é o jogador corretamente.