Erros dos árbitros são motivos de preocupação

Tudo pela Justiça no espetáculo do futebol. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quarta-feira (5) que foi liberada pela Fifa para testar a tecnologia de árbitro de vídeo na Libertadores e na Copa Sul-Americana. A entidade planeja testar o recurso a partir das quartas de final de ambos os torneios.

Em comunicado publicado em seu site, a Conmebol explicou que recebeu a liberação depois de pedido feito pelo presidente Alejandro Domínguez. No começo do ano, a Fifa celebrou um acordo com a Football International Association Board (Ifab) para que os experimentos fossem realizados a partir da temporada 2017/2018 da Europa, que começa no segundo semestre deste ano, data que coincide com as quartas da Libertadores.

 
 
 

De acordo com o portal Folha de São Paulo, o recurso de árbitro de vídeo tem sido testado desde o último ano e tem contado com grande incentivo da Fifa. O presidente Gianni Infantino recentemente disse que pretende utilizar o recurso na Copa do Mundo de 2018 se os testes previstos forem aprovados.

O VAR – uma abreviação em inglês para assistentes de vídeos – consiste em análises de situações relativas a validação de gols, cartões vermelhos, pênaltis e dificuldades para identificar jogadores feitas por assistentes que acompanhar a partida de um escritório no estádio. Com acesso a vídeos, eles podem compartilhar opiniões com o juiz caso ocorram situações de difícil interpretação.