O Fluminense enfrentou o Botafogo, neste domingo, em duelo válido pela décima primeira e última rodada da Taça Guanabara. Os problemas já eram visíveis na escalação, e no campo aconteceu o que já era esperado: uma atuação muito ruim e a derrota em mais um clássico, dessa vez por 4 a 2.

O jogo já iniciou com uma falha no conjunto defensivo, onde com apenas 3 minutos, Marlon Freitas abriu o placar para o adversário. Depois disso, Lelê perdeu um gol inacreditável saindo na cara do goleiro, mas Raí não desperdiçou em um corte errado de Antônio Carlos e fez o segundo, aos 15.

 
 
 

O primeiro tempo continuava da mesma forma, com chances do placar ser ampliado, porém Felipe Alves salvou. Contudo, a defesa do rival também falhou, e dessa vez o camisa 18 do Tricolor aproveitou e mandou para o fundo das redes para descontar ainda aos 26 minutos.

O placar foi para o intervalo assim, em 2 a 1, mas a maior preocupação foi com o atacante Douglas Costa, que saiu de campo por lesão. Em seu lugar, Fernando Diniz colocou o principal destaque da temporada até aqui, que é o meia-atacante Jhon Arias.

O clube das Laranjeiras voltou para o segundo tempo com a tradicional mudança de passar o André para zaga, só que dessa vez, saindo do banco e entrando no lugar de Antônio Carlos. Entretanto, não teve nenhum efeito, pois o confronto seguia na mesma batida, com o Flu até tendo a bola, mas sem ter chances, e com o Alvinegro usando bem os contra-ataques.

O tempo continuou passando e absolutamente nenhuma melhora aconteceu dentro de campo, inclusive com mais erros da defesa com Marlon, que tentou aplicar dois dribles na hora errada que quase causaram o pior. Além disso, as invenções na formação continuaram, em que Martinelli entrou na lateral direita no lugar de Guga. Neste momento, Marcelo também substituiu Alexsander.

Já na reta final, mais alterações sem sentido no esquema, o que foi um retrato do embate, com a entrada de um novo atacante no lugar de um zagueiro. Dessa vez, Marquinhos pegou a vaga de Marlon, onde no primeiro lance o rival quase ampliou o resultado.

Ainda tinha tempo para dois pênaltis consecutivos. Primeiro para o campeão da América, que chegou a empatar com um golaço de cavadinha de John Kennedy. Mas logo em seguida André foi desarmado, cometeu a penalidade, foi expulso, e deixou o Botafogo na frente novamente. Por fim, ainda sobrou espaço para eles botarem mais um número no placar, fechando a conta em 4 a 2.

Com o resultado, o Fluminense parou nos 21 pontos, chegou em 11 clássicos sem vitória, e agora corre o risco de terminar a primeira fase do estadual na quarta colocação, sem a vantagem do empate e enfrentando o Flamengo na semifinal. O Tricolor foi a campo com: Felipe Alves; Guga (Martinelli), Antônio Carlos (André), Marlon (Marquinhos) e Alexsander (Marcelo); Lima, Renato Augusto e David Terans; Douglas Costa (Jhon Arias), Lelê e John Kennedy.