(Foto: Lucas Merçon - FFC)

Um dos setores mais criticados no ano passado, o Fluminense mostrou evolução na defesa e apresenta uma média de gols abaixo de um por jogo. A formação com três defensores reforçou o setor e obrigou que o técnico Abel Braga ganhasse mais opções. Os zagueiros Luan Peres e Nathan foram contratados, além de Ibañez, oriundo das categorias de base de Xerém. Com tantas opções, o setor é o que mais sofreu mudanças nas primeiras rodadas do Brasileirão.

O técnico Abel Braga já testou cinco formações diferentes em sete rodadas. Desde o início do Brasileirão, o Flu teve Ibañez, Gum e Renato Chaves, o trio ideal titular, em apenas um duelo, já que o primeiro se machucou. Frazan (com Renato e Gum) entrou duas vezes, enquanto Nathan jogou uma vez (com Frazan e Renato). Luan Peres atuou em duas oportunidades (ao lado de Frazan e Renato ou Gum e Renato).

 
 
 

O Fluminense aparece no meio do caminho no ranking de melhores defesas entre os times da primeira divisão do Brasileirão. Na temporada, foram 27 jogos e 23 gols sofridos, com uma média de 0,85. Em comparação com os rivais, apenas o Flamengo está melhor. O Vasco é a pior defesa entre os clubes da Série A, com média de 1,56 gols sofridos e o Botafogo tem 1,15.