(Foto: Mailson Santana - FFC)

O departamento médico do Fluminense, por intermédio do setor de psicologia, enviou mais material de boas práticas para a manutenção da mente saudável ao elenco do Fluminense. O material foi desenvolvido pela Dra. Emily Gonçalves e tem sete tópicos com sugestões para a rotina de todos confinados em casa por conta da quarentena preventiva ao coronavírus.

— Algumas coisas podem parecer simples para uns, mas quando entramos no automático das nossas ações acabamos não percebendo como desenvolvemos as tarefas do cotidiano. Indicar esse plano faz com que as pessoas voltem a perceber as possibilidades que estão ao seu redor e as pratiquem de forma a tornar, as ações, uma recompensa de bem-estar. Isso inclui as atividades prazerosas e as necessárias para o seu bom convívio com o meio em que vive. É importante ter a consciência de que as tarefas tidas como chatas, quando finalizadas, entregam uma boa sensação, em contrapartida, tembém é importânte realizar tudo dentro do grau de satisfação, e não por ser obrigatório, para não cair na ditadura da produtividade – disse Emily Gonçalves.

 
 
 

Confira os tópicos do material enviado ao grupo na última quinta:

Psicologia Aplicada ao Esporte: Plano de bem-estar

Rotina:

Ao acordar, levante-se devagar com atenção nos movimentos corporais e respiração. Estabeleça horários para as atividades diárias, principalmente para se alimentar, dormir e acordar, fazer exercícios físicos ou o treinamento estabelecido pela preparação física.

Invista em você:

Desenvolva o seu estado de lucidez, ou seja, no aqui e agora. Invista nas práticas de bem-estar como mindfulness. Exercícios rápidos de três minutos, três vezes ao dia, simplesmente sentado, sentindo os pés no chão, com o foco na respiração e seu corpo acomodado na cadeira. Faça pelo menos uma refeição ao dia sem aparelhos eletrônicos ligados, com o foco na alimentação.

Permita-se:

Vivencie as suas emoções desafiadoras como a raiva, medo, tristeza, angústia e ansiedade. Acesse as suas preocupações durante um momento do seu dia. Compartilhe, sempre que necessário, com o seu psicólogo. Falar pode aliviar as dores emocionais.

Ressignifique:

Apesar da instabilidade atual, avalie o que está sendo mais importante agora e o que você pode fazer de diferente da rotina anterior, visando aumentar ainda mais seu bem-estar.

Conecte-se:

Mantenha contato regular com amigos e familiares, especialmente aqueles que estão sozinhos. Faça as ligações por vídeo, proporcionando mais acolhimento.

Faça o que você gosta:

Invista em joguinhos, fotografe, escute música, toque um instrumento, cozinhe, cante, assista filmes, estude, leia ou até mesmo aprenda algo novo sem obrigação, mas em busca da própria satisfação.

Pratique a gratidão:

A ciência revela que exercitar o “músculo” da gratidão melhora o rendimento diário, facilitando a percepção dos acontecimentos adversos. De preferência, escreva três motivos pelos quais você é grato todos os dias.

Emily Gonçalves termina o material com uma frase de Carl Jung. “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”.