O Fluminense anunciou na tarde desta quarta-feira a contratação do técnico Fernando Diniz para comandar a equipe em 2019. O treinador chega ao Tricolor das Laranjeiras buscando se firmar no mercado do futebol brasileiro, mas terá desafios dentro e fora de campo para alcançar o objetivo.

Após não ter sucesso no Athletico, Diniz terá no Fluminense uma nova chance de introduzir em um grande clube seu método de trabalho e estilo de jogo considerado ousado para os padrões brasileiros, baseado na posse de bola com intensidade de troca de passes e movimentação. O treinador surpreendeu no Audax-SP, que foi vice-campeão Paulista em 2016, mas não conseguiu despontar comandando equipes das Séries A e B do Brasileiro.

 
 
 

Fernando Diniz terá a responsabilidade de conduzir a reformulação do elenco. Entre os titulares de 2018, o volante Richard e o meia Sornoza acertaram com o Corinthians, e o lateral-esquerdo Ayrton Lucas foi negociado com o Spartak Moscou (RUS). Já o goleiro Júlio César, os zagueiros Gum e Digão, e o lateral-direito Gilberto, tem o futuro indefinido.

Além da debandada de jogadores, Diniz terá que trabalhar com o baixo orçamento do clube, que atravessa uma grave crise financeira. Por isso, alguns jogadores que retornam de empréstimo devem ser aproveitados, como o zagueiro Nathan Ribeiro, o lateral-esquerdo Mascarenhas e o atacante Matheus Pato. Ao todo, 21 retornam.

A crise financeira, aliás, tem sido o motivo da dificuldade do Fluminense em honrar com suas obrigações em dia com os jogadores. Caso se repita em 2019, Diniz precisará trabalhar para manter a motivação do elenco. Na reta final de 2018, os atletas demonstraram incômodo com os constantes atrasos de pagamento.

Por fim, além de todos esses desafios, o Fluminense vive uma turbulência política. Uma das missões de Fernando Diniz será evitar que o clima pesado fora dos campos não afete o elenco. Por ser ano de eleições, o obstáculo será mais complicado. Além disso, o presidente Pedro Abad enfrenta um processo de impeachment, após ser acusado de gestão temerária.