Deco assumiu como diretor esportivo no Barcelona; no Fluminense, foi bicampeão brasileiro e campeão carioca (Foto: Divulgação - Barcelona)

O ex-jogador Deco foi apresentado na quarta-feira como diretor esportivo do Barcelona (ESP). Por lá, o ex-meia fez história sendo, inclusive, campeão da Champions League. No papo com a imprensa, revelou que também já teve a possibilidade de trabalhar no Fluminense e Porto (POR), dois clubes nos quais também fez história.

Deco, porém, não especificou quando aconteceu tal convite para trabalhar no clube das Laranjeiras. Explicou apenas que tinha o sonho de retornar ao Barcelona.

 
 
 

— Voltar aqui é algo que sempre dá arrepios. Estou entusiasmado e feliz. A estrutura desportiva no papel é muito bonita, mas o importante é o trabalho diário e o esforço. As coisas não acontecem por acaso – disse, prosseguindo:

— É um clube no qual sonhava jogar quando criança, nos anos que estive aqui aprendi o que significava. Depois de sair daqui continuei meu caminho, minha rotina futebolística. Nos últimos dez anos, fui agente, consultor, tive a opção do Fluminense, do Porto… Voltar aqui não foi fácil, pois tinha criado uma empresa sólida, estou deixando funcionários, pessoas que confiaram em mim, deixando filhos já cresceram, não é fácil para mim. Estar no Barça mais uma vez é uma responsabilidade muito grande, mas também sei que é um projeto entusiasmante.

Deco atuou no Fluminense entre 2010 e 2013. Chegou após encerrar sua passagem na Europa, onde estava atuando à época no Chelsea. Pelo clube das Laranjeiras, atuou em 92 jogos, com sete gols e 21 assistências. Foi bicampeão brasileiro (2010 e 2012) e campeão carioca (2012).