Aos poucos, os novos dirigentes do Fluminense iniciam seus trabalhos, na prática, na gestão Mário Bittencourt. Homologado no cargo de vice-presidente de Ação Social e Governamental do Tricolor no último dia 15, o advogado e político, Edmundo Coelho, 46 anos, está otimista. Ambicionando, entre outras coisas, parcerias com o poder público, ele pretende utilizar sua influência política para estreitar os laços do clube com a esfera municipal, estadual e federal.

Em entrevista exclusiva ao NETFLU, Edmundo, que também é coordenador do grupo político Flu +, explicou quais são os planos para a sua pasta e como o trabalho deve ser desenvolvido até o final da gestão Mário Bittencourt.

 
 
 

NETFLU – Como Surgiu o convite para assumir a vice-presidência de Ação Social e Governamental, criada pela atual gestão?

Edmundo Coelho – É um prazer estar aqui com os milhares de tricolores que acompanham esse importante meio de comunicação (o NETFLU) do nosso Fluminense. Respondendo sua pergunta, o convite surgiu de forma muito natural. Apoiado na eleição de forma unânime pela FLU +, grupo político que coordeno junto com o Andre Barbosa, o Presidente Mario Bittencourt sempre conversou muito comigo, sobre a importância de termos uma gestão, com um novo conceito, muito comprometida com a transparência, com a excelência em todas as áreas, e, principalmente com seu maior ativo que é o tricolor. Numa dessas conversas, ele muito polidamente e de forma muito direta, clara e objetiva me perguntou se eu aceitaria essa grande missão que é participar da gestão do nosso clube e sem titubear, pelo amor que tenho ao nosso Fluminense, prontamente respondi que seria uma honra. Logo em seguida, ele me perguntou em que área que eu estaria apto a ajudar. Opinei que na área que milito há 26 anos, que é a política pública, poderíamos colaborar efetivamente. Iniciamos ali uma série de insights sobre essa atuação e me veio a ideia de criarmos uma vice presidência, creio que inédita no Brasil (o Fluminense sempre na vanguarda), que seria essa de ação social e governamental. Ele, homem de visão, imediatamente abraçou a ideia e começou a trazer um conjunto de propostas e formatações.

NETFLU – E o quais seriam as atribuições dessa vice-presidência? 

Edmundo Coelho – Mario e eu corroboramos com essa questão, da ação social, tão importante na nossa sociedade e vimos a oportunidade de realizarmos um trabalho nesse sentido com a instituição Fluminense.
A Vice Presidência, criada e que estou a frente, se divide em duas áreas de ação: a Social e a Governamental. Na Ação Social, nossa ideia é atuar de forma direta com o nome Fluminense em todas questões relevantes para a sociedade, mostrando que nós, o Fluminense, estamos antenados com toda e qualquer ação que a faça evoluir. Para isso contamos com a solidariedade da nossa imensa e apaixonada torcida, que inclusive, já deu essa primeira demonstração, no espetacular show do Lulu Santos recentemente organizado pelo nosso presidente e equipe, onde arrecadamos por volta de três toneladas de alimentos. Estes já foram devidamente doados para instituições como por exemplo a Casa dos Artistas. Paralelo a isso, a minha intenção é realizar muitas ações sociais que contribuam com a nossa sociedade, mostrando que o Fluminense se importa com o próximo e com o bem comum. Certamente essas ações geram uma imagem muito positiva da instituição Fluminense em toda a Sociedade Civil.

NETFLU – E na área governamental?

Edmundo Coelho – Nessa, especificamente, minha ideia é criar uma relação próxima e amistosa com todas as esferas de poder político constituído, tanto no legislativo municipal, estadual e federal, como no executivo (prefeitos, governador e presidência). Essa aproximação é muito importante, haja vista as inúmeras demandas que podemos gerar em parceria com o poder público e as demandas naturais que um clube do tamanho do Fluminense possui em diversas áreas. E uma das considerações que eu e o presidente Mario Bittencourt novamente coadunamos, é da necessidade de fortalecermos essas relações, além muro das Laranjeiras, com essas esferas de poder constituídas. 

NETFLU – E qual é a sua experiência nessas áreas?

Edmundo Coelho – Nessas questões sociais e governamentais, tenho certeza que posso colaborar fortemente com meu amado Fluminense, honrando esse convite do presidente Mario Bittencourt. Eu possuo larga experiência na militância política ao longo de 27 anos, onde tive a oportunidade de aprender muito nos cargos que ocupei nos executivos municipal e estadual, como, por exemplo, as subsecretaria e secretaria de esportes e lazer do Rio de Janeiro, onde pude criar e participar de umas das ações mais importantes sociais e desportivas do Rio de Janeiro que foram as vilas olímpicas, e o projeto MEL (movimento de esporte e lazer), projetos esses que mudaram a vida de milhares de famílias; tive a oportunidade também de estar na coordenação do plano estratégico da cidade, onde lidamos com a maior heterogeneidade de pessoas, ouvindo e elaborando baseado em demandas o referido plano Estratégico do Rio de Janeiro; e gerindo candidaturas e assessorando mandatos de prefeito, governador e deputados estaduais e federal, principalmente do meu amigo o presidente da câmara dos deputados, Rodrigo Maia, ao qual tenho a honra de ter coordenado sua campanha e de ser a pessoa de confiança dele no Rio de Janeiro. Com essa experiência que considero única, conhecemos muito o ser humano e suas necessidades. Costumo dizer que nesse meio de atividade, você precisa gostar de gente e eu, de fato, ,amo o ser humano e me preocupo com o próximo. Portanto, esse bom relacionamento e aprendizado, me favorece a defender os interesses do nosso Fluminense nesses segmentos e gerar essa imagem positiva da nossa instituição.

NETFLU – Você tem algumas ações sociais já em mente para o Fluminense encabeçar?  

EDMUNDO COELHO – Recentemente meu pai teve uma questão de saúde importante a ser resolvida, culminando com uma grande cirurgia, o que inclusive me impediu de estar presente no conselho deliberativo, quando da aprovação da criação dessa nova vice presidência e do meu nome para conduzir essa pasta. Meu pai se recupera bem e gostaria se você me permitisse, usar o seu meio de comunicação que, reitero, lido por milhares de tricolores, para agradecer a todos pelas demonstrações de carinho nas minhas redes sociais. Em especial aos colegas conselheiros, aos vices presidentes, ao presidente Mario Bittencourt, e a minha querida FLU +, que foram muito solidários nesse momento difícil. Obrigado Paulo (jornalista do NETFLU) pela oportunidade e respondendo a sua pergunta: Eu e o Presidente estamos começando portanto agora a alinhar as ideias, além da nossa equipe de trabalho na pasta. Posso adiantar que pretendemos realizar ações sociais com vários formatos, pequenas, medias e grandes. Pretendemos, realizar em conjunto inclusive com outras vice presidências e áreas do clube como a social, esportes olímpicos, comercial, marketing e comunicação. Ações de captação e doação de diversos itens como: alimentos, roupas, livros, itens médicos e etc. Além disso, ações de doação de sangue, nos bancos de sangue, existentes, importantíssima para salvar vidas; Ações de informação e debates culturais sobre questões relevantes da sociedade. Que Tragam benefícios e informação; Ações em todas as áreas do Rio de Janeiro, e em todos os segmentos sociais, com a intenção de ampliarmos ainda mais nossa imensa torcida, para isso buscaremos nos nossos ídolos do presente e do passado, parceria com suas presenças físicas, nas referidas ações. Também pensamos em ações sociais especificas para crianças, jovens, idosos e mulheres; ações sociais, porque não, em defesa dos animais; ações sociais, junto aos governos, como documentação por exemplo. Pretendemos convocar profissionais para nos ajudar em muitas dessas ações, médicos, dentistas, psicólogos, advogados, enfim, profissionais liberais que nos auxiliem a auxiliarmos o próximo. Ou seja, não há limite de ações que podemos e pretendemos realizar, fortalecendo cada vez mais a imagem do nosso Fluminense junto a toda sociedade. Inclusive quero fazer um convite a todos os tricolores que queiram nos ajudar, tanto com ideias, como com toda sorte de doações ou até mesmo se candidatarem pessoalmente ou candidatarem instituições que precisem de ajuda, para isso disponibilizo meu celular que também funciona como whatsapp, (21) 98123-5444.