Flu conquistou a competição mundial em 1952

Um documento oficial resgatado nesta segunda-feira pelo Blog do Ohata, do Yahoo, mostra que, em 2014, a Fifa atendeu a requisição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e considerou a Copa Rio de 1951, vencida pelo Palmeiras, como a primeira competição mundial de clubes da história. Vale lembrar que o Fluminense conquistou o torneio no ano seguinte.

Na reunião realizada em um hotel de São Paulo, pouco antes do início da Copa do Mundo do Brasil, o então presidente da Fifa, Joseph Blatter, acompanhado do à época mandatário da CBF, Marco Polo Del Nero, e diversos outros cartolas, aprovou o pedido feito pela entidade brasileira.

– Concessão do pedido feito pela CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos e vencido pelo Palmeiras como a primeira competição mundial de clubes – diz a ata da reunião.

O Fluminense conquistou o título da Copa Rio em 1952. Seguindo a lógica da Fifa, o Tricolor seria o segundo campeão mundial. Vale lembrar que, em 2017, a Fifa também reconheceu os vencedores da antiga Copa Intercontinental, que reunia os campeões da Libertadores e da Champions League, como campeões mundiais.

Documento da Fifa mostra reconhecimento da Copa Rio de 1951 (Foto: Reprodução)