topo_pc

 
 
 

E o G4 virou G6! A Conmebol enfim reconheceu a importância do futebol brasileiro, e deu aos nossos clubes um número de vagas proporcional ao valor da nação mais vitoriosa da história do esporte. Que o Fluminense continue sua arrancada, porque ainda não estamos garantidos no G6, e além disso é importante alcançar o G3, para não precisar disputar a fase fluminense-x-santos-1preliminar da Copa Libertadores. De acordo com os cálculos do Ramón, temos 12,1% de chances de terminar no G3, 79,1% de chances de terminar no G6, e 89,1% de chances de terminar no G7 (caso o campeão da Copa do Brasil ou o campeão da Copa Sul-Americana termine entre os 6 primeiros do Brasileirão, o 7º também classificar-se-á para a Copa Libertadores). Ah, e 0,5% chances de repetir 1970, 1984, 2010 e 2012 – não, eu não desisto de sonhar com a taça!

****

A cada jogo que passa, Gustavo Scarpa se mostra um excelente jogador, não apenas pela técnica, mas principalmente pela dedicação e pelo comprometimento. Eu sei que não é fácil, mas gostaria de ver o Fluminense apresentar um projeto para que ele passe a carreira toda aqui. Esse rapaz tem tudo para se tornar um dos grandes ídolos de nossa história. Basta convencê-lo que fazer história e ser um ídolo do Fluminense é um feito muito mais relevante que qualquer carreira europeia. Impossível não é, vide os casos recentes dos goleiros Rogério Ceni, no São Paulo, e Marcos, no Palmeiras.

 

****

Ao longo da história, o Fluminense tem uma pequena vantagem no retrospecto contra o Santos: em 92 jogos, foram 37 vitórias tricolores, 19 empates e 36 vitórias santistas, com 153 gols do Fluminense e 149 gols do Santos. A lista com os 92 resultados pode ser conferida aqui.

****

Essa semana na história tricolor:

4 de outubro: em 1908, o Fluminense se sagrou tricampeão carioca, com a vitória de 6 a 1 sobre o Paysandu.

6 de outubro: em 1984, o Fluminense conquistou o Torneio de Seul, ao vencer a Seleção de Camarões por 3 a 1.

8 de outubro: em 1928, nasceu, em Campos, Waldyr Pereira, o Didi, campeão carioca e mundial pelo Fluminense, e uma das maiores lendas da história do futebol brasileiro.

9 de outubro: em 1985, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, e sagrou-se campeão da Taça Guanabara.

 

****

Escrevo aqui no NETFLU todas as terças-feiras. Você pode me acompanhar também no Jornalheiros, no Twitter e no Facebook. 🙂