Com a definição dos potes do sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2023, o Fluminense já tem uma ideia dos times que podem cruzar o seu caminho. No pote 1, por exemplo, há cinco opções apenas, uma vez que o Time de Guerreiros não pode enfrentar os brasileiros (Palmeiras, Flamengo e Athletico-PR). Logo, o Flu já sabe que terá pela frente River Plate, Boca Juniors, Olimpia, Nacional ou Del Valle.

O Tricolor tem história com todos eles neste século. Já enfrentou quatro dos cinco, levando vantagem sobre uns e sendo “freguês” de outros. Apenas um clube jamais cruzou o caminho do Fluminense. Sendo assim, pode ser um duelo inédito. Confira:

 
 
 

River Plate (ARG): Dos possíveis adversários, é o que teve confrontos mais recentes com o Fluminense. Os dois caíram no mesmo grupo na Libertadores de 2021, ao lado de Independiente Santa Fe (COL) e Junior Barranquilla (COL). Em dois jogos, o Tricolor não perdeu. Foi um empate, por 1 a 1, no Maracanã, e uma vitória, por 3 a 1, em pleno Monumental de Nuñez.

Boca Juniors (ARG): O outro gigante argentino também tem um histórico com o Fluminense nesse século. Duelos pela Libertadores de 2008 e 2012. São seis confrontos nesse período, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Em mata-matas, uma classificação para cada lado, na semi de 2008 (deu Flu) e nas quartas de 2012 (deu Boca).

Olimpia (PAR): Algoz recente do Fluminense, os paraguaios já eliminaram o Tricolor da Libertadores em duas oportunidades nesse século: em 2013, nas quartas, e neste ano, em 2022, na terceira fase, antes da fase de grupos. Nesses quatro jogos, o Time de Guerreiros teve uma vitória, um empate e amargou duas derrotas. Vem revanche por aí?

Nacional (URU): Outro clube que também enfrentou o Fluminense quatro vezes neste século, sendo duas pela Libertadores de 2011 e outras duas pela Copa Sul-Americana de 2018. Há 11 anos, o Tricolor enfrentou os uruguaios na fase de grupos da Liberta e não venceu, empatando uma e perdendo outra. Já nas quartas da Sula, com um empate e uma vitória, avançou às semifinais.

Independiente del Valle (EQU): Da lista, é o único que o Fluminense jamais enfrentou. Há uma relação entre as agremiações, porém, no mercado de contratações. Foi do Del Valle que o Tricolor contratou os meias Sornoza e Orejuela, no fim de 2016. Sornoza, aliás, está de volta ao clube equatoriano e pode reencontrar o Flu em 2023.