Foto: Nelson Perez

Tinha tudo para ser um dia histórico. O Fluminense completa 111 anos neste domingo, na volta ao Maracanã  e com a torcida fazendo linda festa. Mas Edinho, Fred e a defesa tricolor foram os protagonistas de forma negativa e o limitado Vasco venceu a partida por 3 a 1. Juninho, André e Tenório marcaram para o adversário. Carlinhos descontou para o Tricolor.

Sentindo-se em casa, o Fluminense começou melhor do que o Vasco. Tinha a bola, chegava com presença no ataque e quase marcou com Sobis. Jomar tirou praticamente em cima da linha o chute do camisa 23.

 
 
 

O time usava bem os lados do campo com Bruno e Carlinhos. Mantendo a posse de bola, o Tricolor dominava. Mas a zaga continuou a mesma. Na primeira chegada do Vasco, gol.

Edinho cochilou, Digão não alcançou e o estreante da noite, Juninho, abriu o placar, sem chances para Diego Cavalieri.
O tento vascaíno abalou. O mais desnorteado foi Fred. O atacante do Fluminense, ídolo de uma geração, perdeu a cabeça e devolveu um tapa no rosto do zagueiro Jomar. O árbitro viu e, acertadamente, o expulsou. A missão ficou mais difícil.

Ainda assim, o time de Abel chegou com perigo duas vezes com Edinho. De fora da área, o camisa 5 acertou a trave numa oportunidade e na outra mandou à esquerda, perto do gol.

Mas com um a menos e sem a criatividade no meio – Deco e Wagner sumidos – o Fluminense pouco fez.

Para dar mais vibração ao time, Abel sacou o luso-brasileiro e pôs Rhayner. Não deu nem para avaliar se a mexida foi eficiente. Com 33 segundos, Edinho, de novo ele, escorregou. Juninho achou André, que tocou por cima de Cavalieri: 2 a 0.

Mas Carlinhos botou fogo no jogo. O melhor lateral-esquerdo do Brasil, de cabeça, diminuiu. O gol do empate poderia ter surgido se Marcelo de Lima Henrique não tivesse ignorado pênalti claro em cima de Gum.

O Fluminense continuou em cima, criou chances, quase igualou o marcador. Porém, em um contra-ataque do Vasco, Digão fez falta, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Com dois a mais, o rival chegou ao terceiro gol com Tenório e deu números finais de jogo.