Foto: Marcelo Gonçalves - FFC

O Fluminense está numa situação delicada na Copa Sul-Americana, o que não quer dizer que seja impossível o Tricolor avançar para as oitavas de final. Em disputa contra o Junior Barranquilla (COL) e o Unión (ARG), o Time de Guerreiros pode se classificar na última rodada até no segundo ou terceiro critério de desempate.

Em pontos, Flu e Junior podem chegar no final empatados com 13, se vencerem todos os seus jogos. Nesse caso, a definição iria para o saldo de gols. Hoje, a vantagem dos colombianos é de cinco gols (6 a 1), mas o Flu tem uma partida a menos.

Se chegarem empatados também no saldo de gols, o segundo e terceiro critérios de desempate podem decretar o classificado. São eles: gols marcados e gols marcados fora de casa, nesta ordem. Confira, abaixo, uma combinação de resultados plausível que pode classificar o Tricolor:


Unión x Flu: 0 a 2
Junior x Unión: 1 a 0
Petrolero x Flu: 0 a 4

Neste cenário, Fluminense e Junior empatariam em pontos (13), no saldo de gols (7) e nos gols marcados (11). Nos gols marcados fora de casa, porém, o Tricolor levaria vantagem. O Junior já jogou seus três jogos fora e marcou 5 gols (empatou por 1 a 1 com o Unión, venceu o Petrolero por 3 a 1 e perdeu para o Flu por 2 a 1). O Tricolor ainda não fez nenhum (perdeu por 3 a 0 para o Junior). Se fizer 6, se classifica no terceiro critério.

O cenário abaixo também é válido para este mesmo caso (com classificação nos gols marcados fora de casa):

Unión x Flu: 1 a 3
Junior x Unión: 2 a 1
Petrolero x Flu: 0 a 4

Em gols marcados (total), o Flu pode avançar com este cenário:

Unión x Flu: 2 a 4
Junior x Unión: 2 a 1
Petrolero x Flu: 0 a 4

Neste caso, o Tricolor terminaria com os mesmos 13 pontos e sete gols de saldo do Junior, mas teria marcado 13 gols, enquanto os colombianos ficariam para trás com 12.