Neste sábado, o Fluminense foi a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro no Mineirão e em partida marcada por gols contra, acabou derrotado pelo placar de 2 a 1. Raniel e Ayrton Lucas (contra) fizeram para a Raposa e Henrique (contra) marcou o gol único do Tricolor no jogo. Com o resultado, o Flu estaciona nos 26 pontos e pode ser ultrapassado pelo América-MG na tabela de classificação neste domingo, caindo para a 10ª posição.

Com seu time praticamente titular em campo – poupando apenas três jogadores – o Cruzeiro, como era de se esperar, começou o jogo tomando a iniciativa. Fechado na defesa, o Fluminense tentava levar perigo nos contra-ataques, mas esbarrava na própria ineficiência no passe, falha de fundamento que tem se repetido nas últimas partidas do Tricolor.

 
 
 

A Raposa dominava as ações da partida e tinha um bom volume ofensivo, tanto que seu gol não tardou a sair. Aos 13 minutos, em falha de Gum, que perdeu uma bola boba do lado da grande área e foi obrigado a fazer a falta para parar o lance, Arrascaeta levantou na cabeça de Raniel para abrir o marcador para o time da casa, 1 a 0.

Contrariando as expectativas, a mudança no placar não provocou desespero na equipe tricolor, que, apesar da derrota parcial, não se lançou ao ataque de qualquer maneira para buscar a igualdade. Aos 26, um presente: em grande jogada de Ayrton Lucas pela esquerda, Henrique entrou de carrinho e jogou contra o patrimônio, 1 a 1. O Flu chegava ao empate sem ter finalizado uma única vez na partida.

Os minutos finais da primeira etapa foram mornos, mas um lance específico fez gelar a espinha do torcedor tricolor já nos acréscimos. Sozinho, Pedro torceu o joelho em disputa de bola com Lucas Romero e ficou caído sentindo muitas dores no local. O choro do artilheiro do Campeonato Brasileiro já dava indícios que o principal destaque do Fluminense na competição não voltaria para o segundo tempo.

E foi o que aconteceu. Pedro não retornou e Kayke entrou em seu lugar para fazer sua estreia pelo Tricolor. Parecendo mais a fim de ganhar o jogo e encerrar o jejum de seis rodadas sem vencer, o time da casa voltou melhor e mais agressivo para os 45 minutos finais, mas finalizava pouco. Em chute de longa distância de Thiago Neves, Júlio César teve trabalho.

Conforme o tempo ia passando, mais a pressão cruzeirense aumentava. Acuado, o Tricolor segurava o ímpeto ofensivo do adversário da forma que podia. No entanto, em um lance de pura infelicidade, Ayrton Lucas “devolveu o presente” de Henrique na primeira etapa. Egídio cruzou da esquerda, a bola bateu na coxa do lateral tricolor e tomou o rumo do gol de Júlio César, 2 a 1.

O Tricolor ainda tentou buscar o 2 a 2 na reta final, mas Fábio fez bela defesa em chute cruzado de Dodi e impediu. Agora, o Flu terá pela frente ninguém menos do que o líder do campeonato, o São Paulo, fora de casa. E, muito provavelmente, sem Pedro. A partida está marcada para o próximo domingo, dia 02 de setembro, às 16h, no estádio do Morumbi.

O Fluminense entrou em campo com: Júlio César; Gilberto, Gum, Ibañez e Ayrton Lucas; Richard, Dodi, Jádson (Júnior Dutra 30’/2ºT) e Sornoza (Daniel 31’/2ºT); Matheus Alessandro e Pedro (Kayke 01’/2ºT).