Poderia ter sido mais tranquilo, mas o Fluminense conseguiu a sua primeira vitória na Libertadores. Na noite desta terça-feira, o Tricolor fez 2 a 1 no Colo-Colo (CHI), chegou aos quatro pontos em dois jogos e assumiu a liderança do Grupo A (Cerro Porteño (PAR) e Alianza Lima (PER) se enfrentam na quarta, no Paraguai). Marquinhos foi o nome da noite. Fez um gol e serviu Cano em outro. Paiva descontou. O resultado até veio, mas a atuação do time deixou de certa forma a desejar. O campeão da América teve lampejos

O Fluminense começou muito bem na partida. Tocava a bola e fazia os espaços acontecerem. Não demorou para Marquinhos, mais uma vez destaque, fazer um belo gol. Recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou sem chances para o goleiro adversário.

 
 
 

A vantagem logo cedo deu a impressão que o Flu sobraria na partida. Mas não. A equipe deu uma parada e viu o Colo-Colo também buscar o jogo e reagir rapidamente. Em cobrança de escanteio, Paiva aproveitou de cabeça.

Com a igualdade, a partida se tornou morosa. O Fluminense ainda tentava, principalmente com o trio Ganso/Arias/Marquinhos, mas era insuficiente. Na prática, não conseguiram fazer o goleiro Cortéz ter qualquer trabalho.

Veio o segundo tempo e Diniz apostou numa tática bem conhecida. Tirou um defensor e mandou um atacante. Entrou Lelê e saiu Felipe Melo. Mas quem resolveria a situação seriam figurinhas para lá de carimbadas. Marquinhos, o melhor do Flu neste início de Libertadores, achou lindo cruzamento para Germán Cano e aí ele não perdoa. Cabeçada mortal no canto.

Mais uma vez, porém, o Fluminense não soube aproveitar a vantagem para finalmente se impor dentro de campo e continuou cedendo oportunidades. Numa bobeira de Samuel Xavier, Fábio salvou cara a cara com Vidal. Quando Martinelli perdeu bola no meio de campo, Zavala guardou, mas Paiva, na primeira tentativa, utilizou a mão e o VAR chamou o árbitro Jesus Valenzuela para anular. Sustos desnecessários.

O alívio viria logo depois, quando Samuel Xavier avançava e foi puxado perto da área pelo lateral-esquerdo adversário Wiemberg, que já tinha amarelo e recebeu o segundo. Corretamente expulso. Aí ficou mais tranquilo para controlar a partida, conseguir a primeira vitória e assumir a liderança do do Grupo A.

Pela Libertadores, o Flu só volta a campo no dia 25. O próximo compromisso é no sábado, quando a equipe fará sua estreia no Campeonato Brasileiro, diante do Bragantino, no Maracanã.

O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier, Martinelli, Felipe Melo (Lelê, intervalo (Antonio Carlos, 43′ do 2ºT)) e Marcelo; André, Lima (Kauã Elias, 46′ do 2ºT) e Ganso (Felipe Andrade, 34′ do 2ºT); Jhon Arias, Marquinhos e Germán Cano (Terans, 34′ do 2ºT).