Nesta terça-feira, o Fluminense foi a Montevidéu, no estádio Campeón del Siglo, enfrentar o Peñarol pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em noite do colombiano Yony González e do goleiro Muriel, o Tricolor venceu por 2 a 1 e encaminhou a classificação para as quartas do torneio intercontinental. “Speedy” marcou duas vezes e o estreante no gol tricolor fez boas defesas para garantir o resultado positivo. Gastón Rodríguez descontou para os donos da casa.

O início de partida já deu a tônica do jogo: muita marcação no meio-campo e disputa por toda e qualquer bola. Sabendo do estilo do adversário, o time da casa avançou as linhas e passou a apertar a saída de bola tricolor, que tinha dificuldades em sair jogando de trás. Muriel, estreante da noite, mostrava visível dificuldade com os pés, algo que preocupou a torcida do Flu e causou arrepios em lances arriscados dentro da própria grande área.

 
 
 

No entanto, aos 16 minutos, graças a um erro da defesa uruguaia, o Fluminense chegou às redes em sua primeira escapada. Marcos Paulo deu enfiada de bola por entre os zagueiros e achou Yony González entrando pelo meio da defesa do Peñarol. O colombiano adiantou demais, mas espetou com o biquinho da chuteira na saída do goleiro e correu para a dancinha: 1 a 0 para o Fluzão!

A situação do time da casa poderia ter ficado ainda mais delicada se o árbitro tivesse expulsado o volante Gargano, que acertou intencionalmente o rosto de Daniel com o braço em lance de clara agressão. O juiz, porém, deu só o amarelo e mostrou seu lado “caseiro”. Nos acréscimos do 1º tempo, o Peñarol veio para o “abafa” e obrigou Muriel a trabalhar duas vezes: em cabeçada de Viatri e em chute de Trindade, para levar o resultado para o vestiário.

Na segunda etapa, os uruguaios seguiram tentando botar pressão. Sabiam que para ter chance de classificação na volta precisavam reverter a situação adversa em casa. O Fluminense, no entanto, seguiu com sua estratégia de toque de bola e sem abdicar do ataque. Em enfiada de Paulo Henrique Ganso, Pedro bateu cruzado e por pouco não fez o segundo gol tricolor na partida.

Conforme o cronômetro andava, a pressão do Peñarol aumentava na busca pelo empate. Mesmo sabendo que o ponto forte do adversário era o jogo aéreo, o Fluminense fazia excessivas faltas próximas do seu gol, dando a oportunidade do time uruguaio levantar a bola na sua área. Em uma delas, Muriel trabalhou mais uma vez tirando no reflexo finalização de Gastón Rodríguez, que fechou no segundo pau.

Aos 25 minutos, porém, Yony González, em noite inspirada, apareceu de novo. Daniel lançou na medida nas costas da defesa, o colombiano foi mais rápido que o goleiro e tocou de mansinho na saída de Dawson para fazer 2 a 0 e explodir a galera tricolor no Campeón del Siglo e em todo o mundo. No finalzinho, o Peñarol ainda diminuiu com Gastón Rodríguez em cochilada da defesa, mas não evitou a derrota do time da casa.

Com o triunfo fora, o Fluminense fica muito perto de se garantir nas quartas de final da Sul-Americana. No próximo dia 30, o Tricolor recebe o Peñarol no Maracanã e poderá até perder por 1 a 0 que estará na próxima fase do torneio. Antes, o Time de Guerreiros tem um compromisso pelo Brasileirão no sábado, quando recebe o São Paulo no Maraca e precisa dos três pontos para sair do incômodo Z4.

O Fluminense entrou em campo com: Muriel, Igor Julião (Gilberto 20’/2ºT), Nino, Digão, Caio Henrique; Allan, Daniel (Airton 45’/2ºT), Paulo Henrique Ganso (Bruno Silva 34’/2ºT); Yony González, Marcos Paulo e Pedro.