Um dos principais grupos de oposição à atual gestão do Fluminense, o Tricolor de Coração lançou um post enumerando alguns dos erros que julga como “grotescos” das redes sociais do Fluminense. Elencando a importância do trabalho do marketing, a postagem fala de forma didática sobre o tema.

Confira a postagem na íntegra: 

 
 
 

“Recentemente verificamos alguns erros grotescos nas postagens das redes sociais do Fluminense que poderiam ser totalmente evitáveis. Uma falha bem comum na gestão das redes sociais é não supervisionar o que está sendo postado. Aqui não refere-se a censurar a postagem, e sim existir um filtro de controle da qualidade do que é postado.

É importante estar atento para que erros gramaticais, por exemplo, não caiam nos olhos do público. E supervisionar não é desmerecer a capacidade de um profissional em executar o seu trabalho, mas auxiliar na redução de erros e na melhoria do trabalho. Apagar depois de postar errado deixa rastro. Uma vez na rede, a mensagem pode ser copiada e compartilhada. A formação contínua aos profissionais responsáveis pelas postagens é imprescindível para a qualidade do material que é postado.

Postar por postar?
Mas antes de ter um controle de qualidade sobre o que será postado, é preciso saber o que postar e por que postar. Não existe o “postar para ver o que acontece”. Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios . Qual a estratégia de Marketing de Conteúdo? Essa estratégia consiste, de maneira geral, em três etapas:

PLANEJAMENTO

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Antes de criar conteúdo, é preciso entender como esse conteúdo será usado, qual será o seu objetivo e quais serão os indicadores para avaliar o seu sucesso. Na etapa de planejamento, definimos o que fazer para obter os resultados e como mensurá-los. Nessa etapa escolhemos também qual será o formato: texto, imagem, vídeo, combinação de dois formatos, links, etc.

EXECUÇÃO

Depois de planejar, executar. Nessa etapa, não se pode fugir do planejamento e precisamos manter a frequência de geração e distribuição de conteúdo. Aqui entra a supervisão, revisão, etc.. Quando o assunto é Marketing de Conteúdo, vale a máxima: “se for fazer, faça bem feito! Ou não faça nada.”

MENSURAÇÃO

Devemos evitar de medir tudo e focar somente nas métricas que são realmente essenciais. Os KPIs (Indicadores-chave de performance) precisam ser de fácil compreensão. Os resultados são utilizados para melhorar sua estratégia.

“Quando o assunto é Marketing de Conteúdo, vale a máxima: se for fazer, faça bem feito! Ou não faça nada.”

Organização e profissionalismo

Conteúdo de qualidade exige investimento de tempo, dedicação e trabalho, mas também profissionalismo e organização. O local onde arquivamos o material no computador deve ser organizado com pastas e sub-pastas que representem a timeline de postagens e o seu conteúdo. Por exemplo, nomear as pastas como “Postagens Twitter”, sub-pasta “Outubro”, Sub-pasta “Campanha Terceira Camisa”, sub-pastas “Planejamento”, “Imagens de Apoio”, “Arte-Final” . Trocar a imagem da postagem, cometer erros banais de ortografia, trocar datas, misturar postagens, locais, preços ou passar qualquer informação incorreta, fará com que se perca credibilidade.

Escaneabilidade

A revisão é importante tanto para encontrar possíveis erros, como para atender uma das premissas básicas da qualidade de uma postagem: ESCANEABILIDADE.

Antes de ler totalmente uma postagem, o primeiro contato é “passar o olho”, para ver se vale a pena continuar lendo. Uma postagem “escaneável” é a que facilita esse processo. Usar recursos como intertítulos, imagens, listas e negritos deixam o conteúdo mais fácil de ser escaneado.

Não converter seguidores em clientes

Qual a última vez em que você viu uma postagem que o levasse imediatamente a uma página para compra de uma camisa oficial ou a um produto qualquer do clube? CONVERSÃO ZERO. Alguma parceria para “promoção-relâmpago” com alguma loja online? E os planos de Sócio Futebol, não merecem uma campanha bem pensada? (leia mais: Sócio Futebol – O que devemos aprender?) Mas o grande erro que encontramos na gestão das redes do Fluminense é a falta de interação, de call-to-actions, que podem converter os torcedores em clientes, auxiliando no aumento das receitas tão combalidas. As redes sociais fazem parte do funil para captação e venda.

Qual o motivo de não se utilizar um canal com tamanho potencial para gerar receitas? São várias as postagens sobre resultados negativos das nossas equipes. Qual o objetivo dessas postagens? (leia mais: O maior patrimônio de um clube é o torcedor.) Postar derrotas faz parte de qual tipo de planejamento e para atingir o que? São postagens vazias de objetivo e que geram centenas de comentários negativos dos seguidores, alguns até ofensivos.

Esse não é o caminho certo. Há muito que melhorar e estamos à disposição para auxiliar no que for necessário (leia mais: Buyers Persona, as faces da nossa torcida), mas toda a política de relacionamento digital do Fluminense tem que ser repensada. Estão errando no básico. 

Além de toda a visibilidade online, outros fatores mostram a importância do Marketing Digital: ajuda a construir uma audiência qualificada para a marca, tem um investimento mais baixo quando comparado ao Marketing Tradicional e ainda proporciona resultados reais e mensuráveis. No modelo atual, não conseguirão isso.”