André tem 109 jogos e três gols pelo Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

É impossível listar os destaques da temporada do Fluminense e não citar André. O “melhor volante do Brasil”, como a torcida gosta de cantar, terminou a goleada por 4 a 0 sobre o Juventude sendo ovacionado pela arquibancada do Maracanã em mais uma ótima apresentação. Se entrar em campo no próximo sábado, o jovem entra para um seleto grupo: chegará aos 100 jogos com a camisa tricolor.

Luiz Henrique, que deixou o Flu para o Real Betis (ESP), foi outro que também atingiu essa marca em 2022, assim como Martinelli. Além deles, outros nomes foram Gustavo Scarpa, com 151 jogos, que deixou o clube após briga judicial e está no Palmeiras, além de Douglas Augusto, com exatamente 100, Marcos Júnior, com 243, e Digão, com 178. O último, porém, fez 92 jogos na primeira passagem e só completou 100 quando retornou em 2018.

 
 
 

No radar da Seleção Brasileira e também de diversos clubes europeus, o Fluminense deverá ter dificuldades para segurar André visando a próxima temporada. O objetivo principal em 2022 era não perdê-lo com o campeonato em andamento, algo feito com sucesso. No entanto, pelo nível das atuações, a tendência e o que o clube espera é que cheguem propostas oficiais na reabertura da janela de transferências.

Superando as revelações de rivais em números, André se tornou parte fundamental da engrenagem do Fluminense. Tanto que, sem ele, o time sofreu muito na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. O jovem ficou fora de 11 partidas do Fluminense na atual temporada: os duelos contra Audax Rio, Portuguesa, Volta Redonda, Resende e Boavista no Campeonato Carioca, Cuiabá (duas vezes), Palmeiras e América-MG no Brasileirão, além do confronto com o Unión Santa Fe, da Argentina, pela Copa Sul-Americana, além do jogo com o Corinthians no mata-mata. Foram seis vitórias, quatro empates e uma derrota.

Com André e embalado, o Fluminense agora se prepara para enfrentar o Atlético-MG no próximo sábado, às 15h, no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o vice-líder, com 51 pontos. O Palmeiras, em primeiro, tem 60.