(Foto: Lucas - Merçon FFC)

Trabalhando em campo, na fase de transição para a preparação física. As ausências se deram por conta de lesões e problemas de saúde. Ao todo, foram cinco episódios de uma saga agoniante para o jogador. Em fevereiro, Mascarenhas teve uma lesão muscular na coxa direita. Posteriormente foi diagnosticado com caxumba. Em maio, uma tendinite no joelho esquerdo o afastou mais uma vez.

A situação foi agravada por uma torção sofrida no mesmo joelho, no fim de junho, acarretando na primeira cirurgia de Mascarenhas. O jogador passou por uma artroscopia. Em reta final de recuperação, o lateral sofreu um desconforto no local, precisando passar por um novo procedimento cirúrgico, feito com um médico particular, em São Paulo.

 
 
 

Com contrato até dezembro de 2021, Mascarenhas terá a concorrência de Orinho na lateral-esquerda, já que o jogador possui vínculo até o fim do ano que vem. Caio Henrique, titular absoluto da posição, está emprestado pelo Atlético de Madrid até o fim do ano e o Fluminense ainda negocia um novo acordo com o clube espanhol.