Time sub-15 conquistou os quatro títulos que disputou no ano (Foto: Gestão Civil - Musal)

Não é de hoje que o Fluminense aposta na força de suas categorias de base para reforçar o time profissional e o caixa com as vendas. E a geração 07 vem com força. A julgar pelos números da temporada, o sub-15 tricolor tem números impressionantes.

Em 2022, a “Esquadrilha 07” jogou 34 vezes. Venceu 27, empatou seis e só perdeu um jogo. Marcou 95 gols e sofreu nove. Além disso, conquistou todos os títulos que disputou no ano: o Campeonato Carioca, a Copa Rio, a Recopa Carioca e a Copa Nike (torneio nacional, como se fosse o Brasileiro da categoria). A geração já foi “batizada” como “Esquadrilha 07”: o número é em referência ao ano de nascimento do elenco, em 2007, e esquadrilha porque a equipe “só tem avião”.

 
 
 

– Acho que é uma responsabilidade grande (ser apontada como a próxima grande geração de Xerém). Mas isso foi conquistado com o passar do tempo, dos resultados. A gente sempre toma cuidado para não superestimar, não colocar uma responsabilidade maior do que eles já têm que carregar, mas também não dá para esconder os resultados que eles obtiveram. Então acabamos aceitando fazendo com que seja mais motivação do que sobrecarga, vamos dizer assim – contou ao ge o técnico Rômulo Rodriguez, que não soube explicar da onde veio o apelido do time:

— Não sei da onde veio, acabamos ‘adotando’. Os meninos gostam, curtem, mas também sabem que isso coloca um grau de cobrança maior. Mas eles têm um bom entendimento e lidam bem com essa situação.

A formação titular do time sub-15 do Fluminense tem esses nomes: Dayvisson, Kaio Borges, Gorgulho, Breno Britez e Vagno; Wallace Davi, Gabriel Renan e Riquelme Felipe; Matheus Reis, Isaque e Keven Samuel.

Saiba como foi o ano da Esquadrilha 07:

34 jogos (27 vitórias, 6 empates e 1 derrota)
95 gols marcados x 9 gols sofridos
Ficou 1 ano sem perder
Campeão da Copa Nike (nacional) invicto e sem sofrer gols
Campeão da Copa Rio invicto
Campeão do Carioca e da Recopa Carioca

Em alusão ao apelido, o time sub-15 visitou o Museu Aeroespacial (Musal), maior museu de aviação do Brasil, no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O espaço é aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 16h. Os meninos tricolores aproveitaram para conhecer o local e tirar fotos com os aviões em exposição no hangar.