carioca1O presidente da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes, apresentou uma proposta para um Estadual de 2016 com 12 clubes. De acorco com a sugestão, os oito melhores do Carioca do ano anterior já estariam automaticamente classificados para a fase principal.

Os outros quatro clubes que passariam à fase principal seriam conhecidos a partir da disputa de uma fase preliminar, cujos integrantes seriam os clubes que terminarem o Carioca do ano anterior entre a 9ª e a 14ª posição, acrescidos dos quatro que subirem da Série B.
Neste esboço de regulamento não está expressa como seria a divisão de grupos, mas o artigo 29 do documento indica que os campeões das Taças Guanabara e Rio teriam direitos a troféu e medalhas pela conquista.

Para o Carioca de 2014, concebido em turno único, a Taça GB será entregue ao time que mais pontuar em 15 rodadas, enquanto a Rio premiará o clube pequeno que mais pontos somar nas partidas contra outros pequenos.

Por conta do Estatuto do Torcedor, o novo formato só pode vigorar a partir de 2016, quando o atual regulamento atingiria os dois anos de manutenção exigidos por lei.


Sem comentários