Neste sábado, no Engenhão, Fluminense e Botafogo fizeram o primeiro de dois amistosos da solidariedade, jogos que servirão de preparação para o início do Campeonato Brasileiro. Com a estrela de Michel Araujo brilhando, o Fluzão conseguiu sua primeira vitória após a volta da paralisação pela pandemia. O uruguaio marcou o único gol do jogo, vencido pelo Time de Guerreiros por 1 a 0.

De início, o que mais chamou a atenção foi que as duas equipes tentavam jogar. Quando tinham a bola, buscavam tocá-la para progredir rumo ao gol adversário, sem chutões ou lançamentos longos. Faltava, porém, inspiração e efetividade, de ambos os lados. Tanto que a primeira real chance só foi sair aos 17 minutos, em uma bicicleta de Bruno Nazário, que explodiu no travessão de Muriel, e quase abriu o placar para o Botafogo.

Apesar da chance mais perigosa ter sido alvinegra, o Flu era melhor. Pressionava a saída de bola adversária e tinha mais volume de jogo. Pecava, no entanto, naquilo que sempre peca: falta de uma transição rápida e infiltrações. No fim do primeiro tempo, o Tricolor teve sua melhor oportunidade quando Marcos Paulo enfiou para Evanilson, que bateu cruzado próximo a trave. O placar permaneceu inalterado.

Na segunda etapa, as dificuldades seguiram. Somadas a elas, os constantes erros de passe impediam o Time de Guerreiros de chegar com mais perigo. Algo que o Botafogo conseguiu fazer quando Guilherme Santos entrou cara a cara com Muriel e tocou por baixo do goleiro tricolor. O gol parecia certo, mas Calegari recuperou-se no lance e fez um milagre, tirando a bola em cima da linha de forma impressionante.

Minutos depois, o alvinegro teve mais uma chance de abrir o placar. Hudson fez pênalti em Honda, mas Pedro Raul isolou e desperdiçou a oportunidade. O time da estrela solitária parecia mais próximo do gol, mas foi a estrela do uruguaio Michel Araujo que brilhou mais forte. O gringo entrou no lugar de Nenê e, em seu primeiro toque na bola, aos 28, bateu de chapa da entrada da área, sem chance para Cavalieri, para dar a vitória ao Fluzão.

No próximo sábado, dia 01º de agosto, as duas equipes voltam a se encontrar para a disputa do segundo amistoso. Até lá, Odair Hellmann terá mais uma semana cheia para trabalhar a equipe.

O Fluminense foi a campo com: Muriel; Calegari (Yuri 34’/2ºT), Digão, Nino e Egídio; Hudson, Yago Felipe (Ganso 20’/2ºT) e Dodi; Nenê (Michel Araujo 27’/2ºT), Marcos Paulo (Miguel 20’/2ºT) e Evanilson (Caio Paulista 38’/2ºT)