Após provar ingestão acidental de substância, Manoel recebeu a pena mínima em casos de doping (Foto: Mailson Santana - FFC)

Em vias de ter sua suspensão por doping encerrada, Manoel poderá voltar a treinar no CT do Fluminense já nesta semana, quando se iniciará a segunda quinzena de dezembro. O zagueiro de 33 anos, no entanto, seguirá trabalhando à parte, pois o restante do elenco (os 23 inscritos) estarão na Arábia Saudita para a disputa do Mundial de Clubes.

Por conta da suspensão, que se encerra em fevereiro de 2024, Manoel também estava impedido de trabalhar nas instalações do clube. Assim, vem mantendo a forma física com um personal trainer em atividades na praia e em casa.

 
 
 

Manoel foi flagrado em jogo contra o River Plate (ARG) na Libertadores pelo uso de ostarina, uma substância com ação anabolizante, que aumenta a massa muscular, força e performance. Por ter conseguido provar a ingestão acidental, recebeu a pena mínima de oito meses a partir do dia 19 de junho de 2023, data em que se iniciou a suspensão provisória.

O defensor tem contrato com o Fluminense até o fim do ano que vem. Está no clube desde 2021. Na temporada atual, entrou em campo 15 vezes.