No ano passado, Fluminense bateu o Palmeiras no Maracanã com dois gols de Yago (Foto: Mailson Santana - FFC)

O Fluminense encara, no sábado, o Palmeiras, no Maracanã, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marca o duelo entre líder e více-lider da competição. O adversário soma 49 pontos e o Tricolor 41. Favoritismo alviverde? A história mostra que não. Reportagem do site ge listou de seis vitórias do time das Laranjeiras sobre os paulistas em situações nos pontos corridos que os oponentes estavam na frente. Relembre:

2008
Naquele ano, o Fluminense vivia a ressaca da perda da Libertadores e lutava contra o rebaixamento no Brasileirão. Pegou um Palmeiras que estava há 14 rodadas dentro do G-4 e venceu com autoridade no Maracanã por 3 a 0, tirando o adversário da zona de classificação para a Libertadores. Carlinhos, Maurício (contra) e Junior César marcaram os gols tricolores em uma tarde de sol e com 34.032 pessoas no estádio.

 
 
 

2009
No ano seguinte, roteiro repetido: o Fluminense lutava contra o rebaixamento e dava início à milagrosa arrancada que lhe salvou no final da competição. Já o Palmeiras era simplesmente o líder do campeonato. O jogo com casa cheia, com 66.884 presentes ao Maracanã, e festa da torcida tricolor ficou marcado pelo gol de cabeça de Fred, que garantiu a vitória por 1 a 0, e pela polêmica anulação de um gol de Obina quando a partida ainda estava empatada.

2011
Em 2011, o Fluminense recebeu o Palmeiras no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), não tão pressionado como em 2008 e 2009, mas brigando na segunda metade da tabela, enquanto os paulistas estavam no G-4. Diante de 9.214 torcedores, o Tricolor venceu por 1 a 0 com gol de Marquinho e se transformou em pedra no sapato do adversário, que na época havia recentemente perdido para os cariocas o argentino Martinuccio, gerando revolta de sua torcida.

2018
No Brasileirão de 2018, nova vitória do Fluminense no Maracanã diante de 22.827 pessoas e de um badalado Palmeiras, que viria a ser campeão brasileiro no fim da temporada. Naquele momento, no entanto, o clube paulista brigava pelo G-4 e vivia um momento instável. Tanto que a derrota por 1 a 0, com gol de Gilberto, decretou a demissão do técnico Roger Machado e abriu espaço para Felipão levar o time ao título. A partida marcou também o primeiro reencontro entre a torcida tricolor e Gustavo Scarpa, que deixou as Laranjeiras no fim de 2017 após rescindir seu contrato na Justiça.

2019
Em 2019, nova vitória do Fluminense pelo mesmo placar: 1 a 0, golaço de Marcos Paulo diante de 30.947 torcedores no Maracanã. O jogo foi na reta final do campeonato, e a vitória ajudou o Tricolor a respirar na luta contra o rebaixamento. Já o Palmeiras ocupava a terceira posição da classificação naquela altura da competição.

2021
No Brasileirão do ano passado, nova vitória. Dessa vez o triunfo veio de virada, por 2 a 1, com dois gols de Yago Felipe diante de 7.969 torcedores. Dessa vez, a briga tricolor não era contra o rebaixamento: o Fluminense chegou à oitava posição com o resultado. Mas novamente bateu um rival favorito e que brigava no topo da classificação. Naquela altura, o Palmeiras acabou perdendo a vice-liderança para o Flamengo e ficou mais longe da perseguição ao então líder Atlético-MG.