(Foto: Nelson Perez - FFC)

Os finalistas da Taça Rio e eventuais classificados para a semifinal do Campeonato Carioca poderão levar desvantagem em virtude do regulamento dos cartões. Da mesma forma como aconteceu com Richarlison, do Fluminense, há um risco para a etapa final da competição, detectou o comentarista de arbitragem da Rede Globo Renato Marsiglia.

Como as advertências zeram no fim da fase de grupos, mas não depois dos jogos eliminatórios, há um risco maior para os eventuais finalistas da Taça Rio de perderem jogadores nas decisões do Carioca.

 
 
 

Foi assim com Richarlison. Ao ser amarelado na semifinal e final da Taça Guanabara, contra Madureira e Flamengo, respectivamente, o atacante do Fluminense levou o terceiro amarelo na primeira rodada da Taça Rio, diante do Boavista, ficando fora da partida seguinte, frente ao Nova Iguaçu.

Renato Marsiglia vai além e alerta para o aspecto técnico, uma vez que os cartões são critérios de desempate.

– Os critérios de punição por suspensão pelo terceiro cartão amarelo são confusos e prejudicam um clube que foi eficiente, como prejudicaram o Fluminense nessa virada de turno. O cartão como critério de desempate é o último item, mas pode acontecer – analisou Marsiglia.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) vai esclarecer o regulamento aos clubes participantes do Estadual, mas o diretor de competições, Eduardo Vianna, já avisa que não haverá mudança.

– Na verdade, não tem problema. Já está tudo decidido e tudo será colocado aos clubes através de resolução de diretoria, como foi no caso do Richarlison. Assim que terminou a Taça Guanabara fizemos uma resolução de diretoria deixando claro que os cartões acumulados na semifinal e final da Taça Guanabara são levados em consideração para a Taça Rio. Tanto que o Richarlison já cumpriu. E haverá o mesmo critério para as finais do Carioca, não tem como haver dois critérios. Os cartões das semifinais e final da Taça Rio serão levados em conta para as semifinais e finais do Carioca. Será expedida uma nova resolução de diretoria para ser enviada aos clubes e publicada no site – explicou.