Gerson atuou como profissional no Fluminense entre 2015 e 2016 (Foto: Nelson Perez - FFC)

O Flamengo acertou a compra de Gerson junto ao Olympique de Marselha, da França. Com isso, o Fluminense voltará a ter uma quantia a receber por conta do Mecanismo de Solidariedade da Fifa como clube formador.

Informa em seu Twitter o jornalista Venê Casagrande que o Flamengo fechou o retorno do meia/volante revelado pelo Tricolor por 15 milhões de euros (R$ 85,5 milhões na cotação atual) de forma parcelada. Deste montante, cabe ao Fluminense aproximadamente R$ 2,3 milhões.

 
 
 

A regra do Mecanismo de Solidariedade funciona da seguinte forma. Um clube formador recebe o percentual de cada venda de um jogador que ajudou a revelar. O cálculo depende do período que o atleta em questão passou por cada agremiação entre 12 e 23 anos de idade e pode variar entre 0,25% a 5%.

Gerson ficou no Fluminense dos 7 aos 18 anos, quando foi vendido para a Roma, da Itália. Assim sendo, o Tricolor sempre terá 2,7% de cada venda referente ao jogador. Pelo Tricolor, o meia/volante disputou 63 jogos e fez oito gols entre 2015 e 2016, período no qual atuou pela equipe principal. Fez parte do time campeão da Primeira Liga em 2016.