A torcida fez a parte dela, lotou o Maracanã e empurrou o Fluminense até o fim. Só faltou combinar com o time, que, pouco inspirado, empatou por 0 a 0 com o Fortaleza. O Tricolor pareceu querer jogar apenas no fim da partida e perdeu três oportunidades de sair do campo com a vitória. O resultado serviu para botar a equipe das Laranjeiras na zona de classificação para a Sul-Americana, mas ficou longe de convencer.

Em casa, o Fluminense até teve iniciativa na partida. A equipe insistiu demais pelo lado esquerdo, principalmente com Caio Henrique, Nenê e Yony González. Com maior posse de bola, o Tricolor, porém, finalizava pouco. Exceto por um chute do colombiano de fora da área, o goleiro Felipe Alves pouco trabalhou.

 
 
 

Do outro lado, o Fortaleza esperava espaços para contra-atacar apostando na velocidade de seus “inhos”, Edinho, Carlinhos e Romarinho. Chutes com perigo no gol tricolor, no entanto, também não houve.

O Flu sofria demais com os erros de passes. Quem fica mais com a bola, consequentemente, tem de saber o que fazer com ela. Yuri e Daniel, neste quesito, tiraram os tricolores do sério.

Na volta para a segunda etapa, o jogo continuou sonolento. O tempo ia passando e nada acontecia até Marcão resolver colocar sangue novo no time. Numa tacada só, tirou Nenê e Yony González para as entradas de Wellington Nem e João Pedro, respectivamente. E mal entrou, JP já fez diferença ao roubar bola de Paulão e arrancar até ser derrubado pelo zagueiro, que já tinha cartão amarelo, e foi corretamente expulso. Com um a mais, o Flu quase saiu na frente em cabeçada perigosa de Yuri.

A vantagem numérica tricolor, entretanto, durou poucos minutos. Em bola aérea no meio de campo, Dodi subiu irresponsavelmente deixando o cotovelo no rosto de Juninho e foi mais um a ganhar o segundo amarelo e se mandar mais cedo para o vestiário. Impressionante a falta de inteligência do jogador…

O espaço extra em campo tornou a partida um pouco mais movimentada e os minutos finais foram eletrizantes. O Fluminense apertou o Fortaleza em seu campo de defesa. Gilberto acertou lindo chute na trave, Wellington Nem perdeu gol incrível e, no último lance, Daniel bateu colocado para Felipe Alves fazer uma linda defesa.

A última partida do Fluminense no Brasileirão é no próximo domingo, contra o Corinthians, no Itaquerão.

O Fluminense jogou com: Marcos Felipe, Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Yuri, Dodi, Daniel e Nenê (Wellington Nem, 21 do 2ºT); Marcos Paulo e Yony González (João Pedro, 21 do 2ºT).