Depois de uma etapa inicial completamente morosa, o Fluminense acordou na segunda e bateu com facilidade a Portuguesa por 3 a 0, na tarde deste sábado, no Maracanã, pela nona rodada da Taça Guanabara. Decisivo como sempre, Germán Cano marcou duas vezes e Keno protagonizou uma pintura ao mandar uma bicicleta no fundo do barbante. Com o resultado, o Tricolor chegou a 19 pontos e à segunda posição de momento, com um ponto a menos que o Flamengo e três a mais que o Botafogo (Fla e Bota se enfrentam logo mais, no Mané Garrincha).

O Fluminense passou praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. Foram muitos toques de lado à procura de um espaço na fechadinha defesa da Portuguesa. Ao Tricolor faltava ser mais incisivo na tentativa de pressionar.

 
 
 

Todos os jogadores participavam da fase ofensiva, desde os defensores aos homens de frente. Mas quem na verdade ameaçou primeiro foi a Portuguesa, num bom chute de Romarinho defendido por Fábio. O Flu só começou a encontrar oportunidades quando buscou o passe mais longo ou finalização de fora. Foi o caso de um chute de Cano, no qual foi servido por Nino em lançamento nas costas da defesa. O atacante, porém, mandou por cima. Depois, foi a vez de Ganso achar Arias, que parou em defesa de Mota. O goleiro da Lusa ainda pegaria chute de André da intermediária. Mesmo com todo o domínio territorial, o Fluminense fez muito pouco para tirar o zero do placar na etapa inicial.

Diante da dificuldade tricolor e da falta de interesse do oponente em atacar, Diniz voltou do intervalo com o meia Lima no lugar do zagueiro David Braz, recuando André para a zaga. A alteração funcionou praticamente de imediato. Pouco depois dos dez, Lima aproveitou bola que sobrou e tentou finalização de fora da área. No meio do caminho, Cano desviou de joelho e abriu o marcador.

Logo a seguir, o matador argentino voltaria a marcar numa jogada errada que acabou dando certo. Recebeu na área e, ao tentar escorar para a chegada de Jhon Arias, a bola ficou perto de seu pé esquerdo e ele mesmo mandou a bomba no canto. Na sequência, ainda teve tempo para uma pintura. Keno dominou um chute cruzado e, na subida da pelota, acertou uma bela bicicleta: 3 a 0. Arias também quis entrar na onda e quase deixou o dele, mas mandou no travessão após arrancar e bater na saída do goleiro Mota.

Na próxima rodada, o Fluzão encara o Bangu, sábado que vem, no Mané Garrincha.

O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier, Nino, David Braz (Lima, intervalo) e Alexsander; André, Martinelli, Ganso (Felipe Melo, 31′ do 2ºT) e Jhon Arias (Michel Araujo, 37′ do 2ºT); Keno (Isaac, 31′ do 2ºT) e Germán Cano (Willian Bigode, 37′ do 2ºT).