(Foto: Lucas Merçon/FFC)

Dois jogos e duas derrotas. O início do Fluminense não poderia ter sido pior no Campeonato Brasileiro desta temporada. Para tentar iniciar um movimento de recuperação, a equipe verde, branca e grená vai a Porto Alegre, às 19h deste domingo, encarar o Grêmio. Além de ter pela frente um dos times mais badalados do Brasil, o Flu tenta evitar a sua pior arrancada nas três primeiras rodadas desde que os pontos corridos foram instituídos, em 2003.

Desde então, o início mais preocupante do time na competição foi em 2003 e em 2008, quando o clube tantas vezes campeão somou apenas um ponto nesta trinca inicial de compromissos. Se deixar Porto Alegre sem ponto algum, a equipe de Fernando Diniz vai superar esta marca negativa.

 
 
 

É importante frisar que, em contrapartida, o Flu teve seu melhor começo na temporada de 2005. Sob o comando de Abel Braga, a equipe enfileirou vitórias contra São Paulo, Paysandu e Cruzeiro. Apesar do começo fulminante, o time terminou de fora até da zona da Libertadores na ocasião.

Os tropeços contra Goiás e Santos incomodaram, mas o clima nas Laranjeiras ainda é de confiança no trabalho. Contra os goianos, a atuação da arbitragem teve interferência no resultado, mas a atuação no revés na Vila Belmiro não foi considerada ruim pela comissão técnica.