O Fluminense terminou em posição discreta o seu ano, tanto dentro como fora de campo. Enquanto o Flamengo foi a primeira agremiação brasileira a ultrapassar o montante de R$ 2 bilhões como valor de marca, o Time de Guerreiros foi avaliado em R$ 356 milhões, segundo estudo da BDO.

Como em todos os clubes, o maior peso na análise vai para a torcida (54%), depois receitas (29%), e em seguida mercado (17%). Entre os fatores que tiveram influência nas marcas nos últimos anos, a BDO cita diversificação de receitas de direitos de televisão por conta da concorrência, evolução dos programas de sócio-torcedores, as novas arenas e sua exploração e a interação dos clubes com seus torcedores em mídias sociais.

 
 
 

Foram avaliadas as marcas de 40 clubes no total. Veja a lista abaixo com as 12 primeiras agremiações. Entre parênteses, o número de 2018 para comparação:

Valor de marca 2019

1º Flamengo – R$ 2,160 bilhões      (2018 / R$ 1,952 bilhão)

Corinthians – R$ 1,736 bilhão    (2018 / R$ 1,741 bilhão)

Palmeiras – R$ 1,717 bilhão         (2018 / R$ 1,529 bilhão)

São Paulo – R$ 1,228 bilhão        (2018 / R$ 1,197 bilhão)

5º Grêmio – R$ 695 milhões            (2018  / R$ 668 milhões)

Cruzeiro – R$ 598 milhões           (2018 / R$ 555 milhões)

7º Internacional – R$ 592 milhões    (2018 / R$ 503 milhões)

Atlético-MG – R$ 449,4 milhões    (2018 / 510 milhões)

9º Vasco – R$ 415,4 milhões            (2018 / R$ 398 milhões)

10º Santos – R$ 414 milhões        (2018 / R$ 423 milhões)

11º Fluminense – R$ 356 milhões   (2018  / R$ 341 milhões)

12º Botafogo – R$ 329 milhões    (2018 / R$ 305 milhões)