Medida pode evitar que times sul-americanos enfrentem os principais europeus já na fase de grupos (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Fluminense, Flamengo e Palmeiras se juntaram em um lobby para serem cabeças de chave no Super Mundial da Fifa, em 2025. Foi feita uma petição à diretoria da Conmebol que será enviada para a federação internacional de futebol.

O Super Mundial contará com 32 times e acontecerá nos Estados Unidos, no meio de 2025. A Europa tem 12 vagas. A América do Sul conta com seis. Serão formados oito grupos com quatro equipes cada.

 
 
 

A tese do trio é que os cabeças de chave têm de ser os campeões da Libertadores e da Champions. Assim, defendem tal direito para eles e o campeão de 2024 (se não for um deles mesmos).

Tal articulação, informa o jornalista Rodrigo Mattos em sua coluna no Uol, começou em conversa de dirigentes dos clubes com Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. Então, os três clubes se reuniram e formalizaram um pedido ao cartola máximo do continente sul-americano.

Domínguez encaminhará à Fifa o pedido para os quatro campeões da Libertadores serem cabeças de chave. Assim, evitariam estar no mesmo grupo dos mais fortes da Europa. Campeões da Champions, como Manchester City (ING) e Real Madrid (ESP) ficariam em outras chaves. Porém, isso, evidentemente, não significa a ausência de europeus nos grupos, uma vez que são 12 no total.

Existe a probabilidade do sorteio do Mundial de Clubes ocorrer já no meio do ano, o que obriga a Fifa a definir antes os critérios para os cabeças de chave. A Conmebol ainda tenta anular a mudança no Mundial Interclubes de 2024, que rebaixou o campeão da Libertadores. A ideia é seguir entrando a partir da semifinal e não nas quartas de final, como está previsto para a disputa desta temporada.