Fluminense foi buscar empate já no finalzinho, mas perdeu a chance de buscar o ponto extra (Foto: Reprodução)

Começou a temporada 2017 para o Fluminense. A equipe tricolor, mesmo sem apresentar um belo futebol, conseguiu arrancar empate por 1 a 1 com o PSV, nesta sexta-feira, no Spectrum Stadium, pela estreia na Florida Cup. Ambos os gols foram marcados nos fins dos tempos. Lammers, na primeira etapa, abriu o marcador para os holandeses. Robinho deixou tudo igual quando a derrota parecia iminente. O resultado levou a disputa para os pênaltis pelo ponto extra, este conquistado pelo PSV ao vencer por 5 a 4. Romarinho errou sua cobrança pelo Flu, chutando para fora. Robinho, Pedro, Jádson e Renato Chaves converteram.

Ano novo, time e esquema novos no Fluminense. O futebol, porém, demorou a engrenar… Abel Braga apostou numa montagem no 3-5-2 para o Tricolor. De certa forma, o PSV teve dificuldades para entrar com a bola dominada na defesa tricolor com três zagueiros, apesar deles baterem cabeça em determinado momento. Por incrível que pareça, do trio, Renato Chaves era o melhor em campo (os outros dois foram Gum e Reginaldo).

 
 
 

Os holandeses, no entanto, eram melhores. Malen chegou a acertar cabeçada no travessão após cobrança de falta na área do Flu. Pelo lado tricolor, pouquíssima criação e nenhuma ameaça ao goleiro adversário. A dupla “MM”, Marlon e Marcos Júnior, era quem ainda apresentava algo de diferente.

Já no fim do primeiro tempo, Lammers fez grande jogada, com dois dribles deitou Gum e Gilberto e acertou cruzado no canto de Júlio César para botar o PSV na frente.

A segunda etapa também foi disputada em ritmo bem lento. Nada acontecia. Abel foi modificando completamente o time do Fluminense e o goleiro europeu continuava sem ser testado. O PSV ia ao ataque na boa e corria poucos riscos. Mesmo sem forçar muito, ainda ficaram perto de voltar a marcar, principalmente numa jogada individual de Lozano.

Com o avançar do tempo, o Fluminense ainda buscou um pouco mais o ataque. Matheus Alessandro, entre os que entraram na etapa final, foi quem apresentou um futebol mais interessante. Em duas jogadas individuais, conduziu o time à frente. Praticamente no último lance, Robinho fez um golaço e deixou tudo igual, levando o duelo para os pênaltis.

Nos pênaltis, melhor para o time holandês. O PSV ficou com o ponto extra vencendo por 5 a 4. Romarinho errou sua batida. Robinho, Pedro, Jádson e Renato Chaves converteram.

O Fluminense volta a jogar pela competição na segunda-feira, contra o Barcelona, do Equador, às 19h (de Brasília).

O Fluminense jogou com Júlio César, Renato Chaves, Gum (Frazan, 20 do 2ºT) e Reginaldo (Ibañez, intervalo); Gilberto (Matheus Norton, 34 do 2ºT), Richard (Jádson, 15 do 2ºT), Douglas (Marlon Freitas, 26 do 2ºT), Sornoza (Robinho, intervalo) e Marlon (Ayrton, 32 do 2ºT); Marcos Júnior (Matheus Alessandro, 20 do 2ºT (Romarinho, 46 do 2ºT)) e Henrique Dourado (Pedro, 26 do 2ºT).