(Foto: Divulgação/FFC)

Em seu site oficial, o Fluminense publicou um texto nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, em homenagem a um dos presidentes mais icônicos da história do clube. Trata-se de Francisco Horta, um dos responsáveis pela criação da Máquina Tricolor e pela contratação de Rivellino. Horta completa 87 anos nesta quinta.

Confira o texto na íntegra:

“Francisco Horta, ex-presidente do Fluminense Football Club, comemora seu aniversário de 87 anos nesta quinta-feira. O advogado ocupou a presidência do clube de 1975 a 1977 e é reconhecido como uma figura de grande importância para a história tricolor.

Sócio desde seus 8 anos, Horta considera o clube responsável pela pessoa que se tornou, uma vez que, naquele ambiente, exercia uma disciplina e postura que nem mesmo dentro de sua casa lhe era cobrada.

Durante sua marcante gestão, Horta foi o responsável pela contratação do ídolo Rivellino, grande ícone da Máquina Tricolor, como o time ficou conhecido pelos amantes do futebol. O elenco trouxe para o clube o título de campeão carioca nos anos de 1975 e 1976, quando ficou ainda mais forte tecnicamente, com a chegada de atletas como Carlos Alberto Torres.

No período, o Tricolor participou de diversos amistosos internacionais, trazendo para Laranjeiras a Copa Viña Del Mar e o Torneio de Paris. Chegando ao Brasil, o elenco teve incríveis resultados no Campeonato Brasileiro, com apenas 2 derrotas em 32 jogos, mas acabou sendo novamente eliminado na semifinal.

Francisco Horta esteve à frente do clube honrando desde o início as três cores que traduzem tradição, tornando-se indispensável à história do Fluminense Football Club”.