Neste domingo, o Fluminense recebeu o Grêmio, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação pouco produtiva na frente e a zaga muito exposta atrás, o Tricolor foi derrotado por 1 a 0 e deixou o G4 do Brasileirão, caindo para a quinta posição. Pepê marcou o único gol do jogo e interrompeu a série invicta de oito jogos do Time de Guerreiros no torneio nacional.

A partida começou truncada e disputada, com cada equipe brigando pela posse da bola como que por um prato de comida. Como se não bastasse a dificuldade do adversário, aos 10′, a chuva começou a cair e deixou o desafio ainda maior. Tentando se valer do fator casa, o Flu tentou tomar a iniciativa, levando mais perigo nas bolas paradas. Com quatro escanteios seguidos, deu um “calor” na defesa gremista.

A primeira boa chance com a bola rolando, porém, só foi sair aos 25′, em finalização de Hudson da entrada da área em que Paulo Victor fez a defesa. Dois minutos depois, no entanto, em contra-ataque, a defesa tricolor se desarrumou e Churín recebeu dentro da área. O atacante bateu cruzado e encontrou Pepê, livre. Falha de marcação de Julião. Ele completou quase dentro do gol para abrir o placar para os visitantes: 1 a 0 para o Grêmio.

Na reta final da primeira etapa, em cobrança de escanteio de Danilo Barcelos, Fred cabeceou firme e Paulo Victor fez outra grande defesa. No rebote, Michel Araújo quase completou para as redes e igualou o marcador antes da ida para os vestiários. Já na volta para o segundo tempo, Odair promoveu as entradas de Marcos Paulo e Ganso na tentativa de dar mais qualidade ao Time de Guerreiros na frente para criar.

 
 
 

Com as mexidas, o Flu conseguiu reter mais a bola na frente, mas quem ainda levava mais perigo era o Grêmio nos contra-ataques. Com a recomposição lenta e a marcação frouxa, a defesa tricolor dava muito espaço ao adversário para chegar em velocidade e como bem queria. O Tricolor, por sua vez, errava uma enormidade de passes, tinha muita dificuldade para criar e parava na boa marcação gaúcha.

Nos minutos finais, o Flu ainda tentou uma pressão no “abafa” e escapou de tomar o segundo gol em algumas oportunidades. A mais clara, salva por Muriel. Não era mesmo dia. Com a derrota, o Tricolor deixa o G4 do Brasileirão e cai para o quinto lugar na tabela. Na próxima rodada, o Time de Guerreiros terá um confronto direto pela frente, contra o Palmeiras, no Allianz Parque. O clube paulista é o sexto colocado e está a um ponto do Flu.

O Time de Guerreiros entrou em campo com: Muriel, Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Hudson (Lucca 35’/2ºT), Dodi e Michel Araujo (Ganso 00’/2ºT); Wellington Silva (Luiz Henrique 16’/2ºT), Caio Paulista (Marcos Paulo 00’/2ºT) e Fred (Felippe Cardoso 16’/2ºT).