A Copa São Paulo de Futebol Júnior é o principal torneio de base do país. Segundo maior campeão com cinco títulos, o Fluminense não conquista a competição desde 1989 e a cada ano alimenta a esperança de encerrar o jejum. Porém, desde a mudança do formato em 2016, o Tricolor não chegou nem nas oitavas de final.

A última vez que alcançou a vaga nas oitavas de final foi em 2015, mas acabou eliminado para o Botafogo-SP, que foi o vice-campeão da edição. Em 2016, com o novo formato que adotou uma terceira fase, os Moleques de Xerém foram eliminados para o Primavera-SP ainda na segunda fase. Já em 2017, alcançou a terceira fase, mas caiu para a Juventus-SP. Por fim, no ano passado, não conseguiu passar da fase de grupos.

 
 
 

O Fluminense encara o Londrina, neste sábado, às 16h, em Capão Bonito, em jogo válido pela segunda fase da competição. Os jogos da segunda fase são mata-mata e, se houver empate no tempo normal, a definição será nos pênaltis. O classificado do duelo enfrenta o vencedor de Audax-SP e Taboão da Serra na terceira fase.

Confira o desempenho do Fluminense na Copinha nesta década:

2011 – Eliminado nas oitavas de final
2012 – Vice-campeão
2013 – Eliminado na segunda fase
2014 – Eliminado na semifinal
2015 – Eliminado nas oitavas de final
2016 – Eliminado na segunda fase
2017 – Eliminado na terceira fase
2018 – Eliminado na fase de grupos