(Foto: Divulgação/FFC)

Em seu site oficial, o Fluminense relembrou a história do ex-goleiro Batatais, nascido na data de hoje, 20 de maio, há mais de 100 anos atrás, em 1910. O atleta teve uma trajetória vitoriosa com o manto verde, branco e grená, colecionando diversos títulos na época e se firmando como um dos principais arqueiros da história do Tricolor, ao lado de Castilho e tantos outros.

Confira o texto publicado pelo Flu na íntegra e conheça a história de Batatais:

“Nascido no dia 20 de maio de 1910, Algisto Lorenzato ficou conhecido pelo nome da cidade paulista onde nasceu: Batatais. Contratado pelo Fluminense em 1935, o goleiro viveu em Laranjeiras o início da era do profissionalismo. Além disso, integrou o elenco que protagonizou os Anos de Ouro do clube.


Absoluto debaixo das traves, Batatais só deixou o Tricolor em 1946, depois de mais de uma década de títulos e jogos marcantes. Foi sucedido pelo igualmente ídolo Castilho, por quem era admirado e tido como inspiração.

Batatais conquistou o Campeonato Carioca (1936/37/38/40/41) e o Torneio Municipal (1938), além de várias outras taças. Entre suas mais de 300 partidas pela equipe, destaca-se o “Fla-Flu da Lagoa”, disputado em 1941.

Foi por Batatais, com a clavícula deslocada, que os jogadores do Time de Guerreiros passaram a chutar a bola para a água, a fim de garantir o título carioca contra o rival. Como não era permitido realizar substituições, o arqueiro permaneceu em campo e ainda operou grandes defesas.

O sucesso pelo Flu consolidou Batatais como um dos maiores goleiros tricolores e contribuiu para a sua convocação para a Copa do Mundo de 1938, quando a Seleção Brasileira ficou em 3º lugar“.