(Foto: Lucas Merçon)

Faltando nove rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ainda sonha com uma vaga na Libertadores e tem como inspiração algumas arrancadas protagonizadas por equipes cariocas nos últimos anos. Começando pela sua própria, em 2009, quando se safou do rebaixamento com seis vitórias e três empates nas últimas nove rodadas após ter 99% de chance de queda e ocupar a lanterna durante boa parte da competição.

Naquele mesmo ano, outro carioca protagonizou uma arrancada. O Flamengo saiu da 6ª colocação para assumir a liderança e terminar como campeão brasileiro de 2009, comandado por Andrade como técnico e Adriano Imperador e Petkovic no campo. O Botafogo em 2016 também somou 20 pontos nas 10 últimas rodadas do Brasileirão e acabou conquistando uma vaga no G6 com o técnico Jair Ventura.

 
 
 

Já o Vasco, no ano passado, mostrou que mesmo com um elenco limitado é possível sonhar. Zé Ricardo levou a equipe a 7ª colocação e se aproveitou do título da Libertadores do Grêmio e da Copa do Brasil, do Cruzeiro, que abriram vagas no Brasileirão, para garantir presença na Pré-Libertadores de 2018