O Fluminense abriu um Espaço Literário na Sala de Troféus, nas Laranjeiras, com itens disponíveis para pesquisa. No acervo, além de dezenas de livros sobre a história do clube, há coleções das revistas do Fluminense, Placar e Manchete Esportiva. A iniciativa do Flu-Memória teve o espaço viabilizado pela Liga Retrô e concebido pelo escritório de arquitetura Flavio Hermolin e Flavio Bassan.

– Esse era uma demanda antiga de sócios e torcedores. Agora pesquisadores, historiadores, jornalistas e cineastas, que procuram o Flu-Memória regularmente, terão um espaço para as pesquisas. Todos os livros são de propriedade do clube e não podem ser retirados do ambiente – disse Dhaniel Cohen, do Flu-Memória.

 
 
 

– Um projeto de um Espaço Literário numa área que estava pouco utilizada. Resolvemos ocupar o espaço com a concepção de aproveitar as duas curvas, a da edificação e do piso. A mesa oval acompanha essas curvas. As cores madeira com branco harmoniza com a Sala de Troféus, predominantemente branca – falou o arquiteto Flavio Hermolin.

O espaço está aberto para autores de livros dedicados ao Fluminense que quiserem doar um exemplar. O local funcionará no período em que a Sala de Troféus está aberta ao público.