Consenso sobre a venda dos direitos do ano que vem está bem longe de ser alcançado (Foto: Maílson Santana/FFC)

A taça é tricolor! O Fluminense conquistou o título do Campeonato Carioca 2022 ao superar o Flamengo na grande decisão, neste sábado (02/04), no Maracanã. E isso não é bem uma novidade. Com o resultado, o Tricolor ampliou sua vantagem diante do rival quando o assunto é jogo que vale taça estadual. São, agora, nove títulos em 15 Fla-Flus decisivos.

O Fluminense é o adversário que possui mais vitórias sobre o Flamengo em finais do Carioca. Além do título deste sábado, o Tricolor sagrou-se campeão em cima do rival em 1919, 1936, 1941, 1969, 1973, 1983, 1984 e 1995. Esta última ficou marcada pelo gol de barriga de Renato Gaúcho, que na súmula foi assinalado para Aílton Ferraz, autor do cruzamento.

 
 
 

Alguns desses Fla-Flus são marcantes na história, como o primeiro confronto entre os times em decisões, que aconteceu em 1919. O jogo foi no Estádio de Laranjeiras, recém-inaugurado e que teve lotação máxima, presença do Presidente da República e cerca de 5 mil pessoas do lado de fora sem conseguir ingresso.

Na ocasião, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 0, conquistando seu oitavo título, consagrando-se tricampeão pela primeira vez e recebendo definitivamente a Taça Colombo, destinada ao primeiro clube que conquistasse o campeonato por três edições consecutivas e que hoje está na Sala de Troféus do clube. O goleiro Marcos Carneiro de Mendonça defendeu um pênalti quando a partida ainda estava 0 a 0.

1919- Vitória do Fluminense por 4 a 0 no jogo que valeu o primeiro título sobre o rival.

1936- A grande final foi decidida em melhor de três. O Fluminense venceu o segundo jogo por 4 a 1. Os demais terminaram empatados (2 a 2 e 1 a 1).

1941- O famoso “Fla-Flu da Lagoa”. O Tricolor possuía melhor campanha e fez valer a vantagem do empate na decisão, sagrando-se campeão após a partida terminar 2 a 2 com direito a heroísmo do goleiro Batatais, que quebrou a clavícula.

1969- Vitória por 3 a 2 e o quarto título diante o Flamengo.

1973- Vitória tricolor com direito a mais uma goleada na grande final: 4 a 2.

1983- Vitória por 1 a 0, com gol de Assis.

1984- Pelo segundo ano consecutivo, vitória por 1 a 0, novamente com gol de Assis, que construiu sua fama de carrasco. Nas arquibancadas, a torcida entoava “Recordar é viver, Assis acabou com você”.

1995- O épico Fla-Flu do gol de barriga. O Flamengo tinha a vantagem do empate, mas o Tricolor conseguiu uma vitória histórica por 3 a 2, com gol de Renato Gaúcho no fim.

2022- O Fluminense abriu vantagem na grande final ao vencer o jogo de ida por 2 a 0, com dois gols do argentino Germán Cano. Na volta, também no Maracanã, empate em 1 a 1, e o atacante novamente balançou as redes pelo Tricolor.