Dupla tricolor fez apresentação de estreia em competição no Flamengo (Foto: Mailson Santana - FFC)

O Fluminense tem uma dupla pioneira no nado artístico masculino. Modalidade até hoje com competições apenas femininas, ganha Fabiano Ferreira e Kennedy Lima fizeram a estreia em apresentação no Festival Internacional de Nado Artístico Master, realizado no Clube de Regatas do Flamengo, nos dias 16 e 17 de outubro.

— Somos pioneiros no nado artístico masculino. Montamos a primeira equipe e agora criamos o primeiro dueto. Estamos brigando pelo nosso espaço no nado artístico e queremos consolidar a participação dos homens na modalidade, deixar um legado para as próximas gerações – disse Fabiano.

 
 
 

O nado artístico faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde 1984, em Los Angeles (EUA), no entanto, com provas exclusivamente femininas. A primeira participação masculina em uma competição oficial foi no Campeonato Mundial de Kazan, na Rússia, em 2015, com a disputa do dueto misto. A expectativa agora é que a participação masculina faça sua estreia nos Jogos Paris 2024.

— Queremos acabar com a ideia de que o nado artístico é apenas para mulheres. Esporte é feito para pessoas. O nado artístico sempre foi muito bem representado pelas mulheres, mas por que não abrir portas para os homens e fazer a modalidade crescer. Queremos trazer essa visibilidade para a modalidade para que outros homens vejam e se envolvam também – seguiu Kennedy.

O Fluminense é o primeiro clube na América Latina e criar uma equipe masculina de nado artístico.