Foto: Mailson Santana/FFC

O Fluminense promoveu mais um financiamento coletivo, o quarto, e, novamente, teve retorno. Até o momento, somando o valor arrecadado nos outros três projetos, o clube conseguiu arrecadar R$ 756.716,00.

O primeiro crowdfunding lançado pelo clube foi em 2012. Na época, o objetivo era celebrar os 110 anos do Fluminense com um livro de arte e uma grande festa contando com ex-jogadores históricos. Ainda havia a intenção de celebrar os 100 anos do Fla-Flu e o centenário de Nelson Rodrigues dentro do projeto. Na época, a captação foi muito além de todas as expectativas, pois em apenas uma semana, a meta estipulada foi batida. O histórico pode ser visto aqui: www.comecaki.com.br/fluminense.

 
 
 

Com a experiência do primeiro financiamento coletivo, o Fluminense iniciou um novo projeto em 2014. Com aval dos familiares, o objetivo era fazer uma homenagem definitiva para Washington e Assis. A ideia era não fazer apenas um livro de arte, como já era anteriormente planejado, mas também produzir medalhas e bustos. Felizmente, deu certo. Foi mais difícil, pois a meta de arrecadação era maior, mas no fim, a quantia ficou de novo muito acima do previsto: www.comecaki.com.br/Casal20.

A experiência repetiu em 2015. Foi lançada uma proposta diferente para a festa de aniversário do Fluminense, que trouxesse a arquibancada para dentro do clube, fugindo do conceito do Baile de Gala. Nasceu a Flu Fest e a captação ocorreu via financiamento coletivo, dando o livro “A camisa mais bonita do mundo” como recompensa. O sucesso foi tanto que para evitar superlotação no Salão Nobre foi preciso interromper as contribuições quando restavam três semanas: www.comecaki.com.br/flufest.

Por fim, recentemente, para homenagear quem viabilizou todos esses projetos, o clube resolveu fazer algo focado totalmente no seu torcedor: www.comecaki.com.br/flufest2016. A campanha “O Fluminense somos todos nós” durou quase três meses e centenas de torcedores aderiram. O resultado de todo o trabalho foi um dia inteiro recheado de comemorações na sede das Laranjeiras. Quem esteve no Flu no último sábado teve a exata noção do quanto deu certo envolver o torcedor com a instituição.

Site mais acessado pela torcida tricolor e o quarto não oficial de clube mais visitado do Brasil, o NETFLU está no livro “O Fluminense Somos Todos Nós“, de autoria de Carlos Santoro, Dhaniel Cohen e Heitor D’Alincourt.