Alfredo Jaconi ficou alagado por fortes chuvas (Foto: Mailson Santana - FFC)

A derrota do Fluminense para o Juventude no primeiro turno do Campeonato Brasileiro ficou engasgada. As condições de jogo na partida no Alfredo Jaconi não eram as normais para a prática de futebol. Agora, o Tricolor quer garantir os três pontos em momento decisivo da competição e ainda manter bom rendimento dentro de casa contra os adversários. As equipes se enfrentam, às 19h, no Maracanã, pela 28ª rodada do Brasileirão.

O campo alagado do Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, ainda é motivo de lembranças. O Fluminense, que foi derrotado por 1 a 0 pela nona rodada do Brasileirão, reclamou das condições do gramado e chegou emitir uma nota criticando o árbitro Jefferson Ferreira de Morais e funcionários do clube gaúcho pela forma como agiram na drenagem. O estilo de jogo do Tricolor ficou completamente comprometido.

 
 
 

Nesta quarta-feira (28), então, é a oportunidade de conquistar os três pontos sobre os gaúchos. Além disso, o Flu ainda busca manter o bom retrospecto com o time Jaconero dentro de casa. O último revés foi em 2005, quando o Tricolor perdeu por 2 a 1. De lá para cá foram três jogos, com duas vitórias cariocas e um empate.

No Brasileiro do ano passado, as equipes terminaram a partida igualadas no placar. Jhon Arias fez primeiro para o Fluminense, mas o atacante Lucca, hoje na Ponte Preta, marcou contra o patrimônio.

Contudo, antes mesmo da derrota, o Fluminense conseguiu emplacar uma série de oito vitórias consecutivas sob seus domínios contra o Juventude. Entre os triunfos, uma goleada por 7 a 1, em 2004, no Raulino de Oliveira. Rodrigo Tiuí fez um hat-trick, Roger e Alessandro marcaram duas vezes.

O Fluminense ocupa a terceira colocação, com 48 pontos, nove atrás do líder Palmeiras (57). O Internacional, na segunda posição, soma 49. Já o Juventude, lanterna da competição e virtualmente rebaixado à Série B, tem apenas 19 somados.