Gustavo Scarpa foi campeão da Primeira Liga com o Fluminense (Foto: Nelson Perez - FFC)

Se o jogo era de seis pontos, todos eles ficaram com o Santos. Nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, o Fluminense não foi páreo para o Peixe e acabou derrotado por 2 a 1. Copete e Ricardo Oliveira fizeram os gols santistas. Wellington Silva descontou. Com o resultado, o Tricolor segue em quinto lugar no Campeonato Brasileiro com 46 pontos, mas viu o Peixe escapar indo a 51 e passou a ter o Atlético-PR, com 45, na cola. Na próxima rodada, enfrenta o Flamengo, em Volta Redonda.

Em noite chuvosa na Baixada Santista, Santos e Fluminense não fizeram um bom jogo. O campo escorregadio, talvez, possa explicar o alto número de passes errados de ambas as equipes. Em casa, o Peixe até tomava um pouco mais de iniciativa sem, de fato, chegar com muito perigo. O Tricolor até fechava bem os espaços, mas quando recuperava a bola não sabia aproveitar.

 
 
 

Sozinho na criação, Gustavo Scarpa encontrou muitas dificuldades e esteve apagado. Já Wellington ciscava como de costume sem, no entanto, ser mais efetivo. Isolado no ataque, Marcos Junior batia cabeça entre os zagueiros santistas. O time mandante, por sua vez, também não era dos mais perigosos. Exceto por um lance em que Júlio César tocou para Wellington Silva na fogueira e o lateral foi desarmado, o goleiro se recuperou bem defendendo chute cara a cara com o artilheiro Ricardo Oliveira.

Mais para o fim do primeiro tempo, Wellington começou a aparecer de maneira mais contundente. Numa bela jogada individual, enfileirou quatro marcadores adversários e bateu para intervenção de Vanderlei. O atacante ainda obrigou os defensores paulistas a apelarem para faltas quando partia para cima. Marcos Junior ainda perderia uma boa chance na pequena área do Santos ao carimbar o zagueiro na finalização após passe de Cícero.

Se na etapa inicial o Fluminense deu poucos espaços ao Santos, a segunda não poderia começar de maneira pior. Logo no primeiro lance após o intervalo, Renato achou cruzamento para Copete nas costas de Wellington Silva e o atacante colombiano cabeceou sem chances para Júlio César. Nosso lateral-direito, porém, redimir-se-ia minutos mais tarde, quando William Matheus cruzou, Marcos Junior, de cabeça, obrigou Vanderlei a fazer boa intervenção e o camisa 25 aproveitou o rebote deixando tudo igual com categoria.

Os gols acordaram as duas equipes e o jogo ficou mais aberto. Aí quem levou a melhor foi o Santos. Primeiro, Jean Mota acertou a trave em cobrança de falta e, logo depois, Ricardo Oliveira completou escanteio de cabeça colocando o Peixe na frente.

Em desvantagem, a equipe tricolor não mostrou forças para reagir. Evidentemente, nenhuma derrota é boa, mas a desta quarta, diante de um adversário direto, foi especialmente ruim. Agora é focar na recuperação contra o Flamengo, na semana que vem.

O Fluminense jogou com: Júlio César, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Pierre (Richarlison), Douglas, Cícero, Gustavo Scarpa e Wellington (Marquinho); Marcos Junior (Henrique Dourado).