Fotos dos primeiros anos da história do Fluminense foram restauradas e cópias ficarão num ‘bunker’ no subsolo da cidade mais ao norte da Terra, Longyearbyen, no arquipélago de Svalbard, na Noruega. No mesmo local, está o Arquivo Mundial do Ártico, onde há cópias da Lei Áurea, da primeira Constituição Nacional e até da partitura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes.

O processo de restauração e digitalização é feito pela norueguesa Piql, que administra o Arquivo Ártico Mundial em parceria com o governo do país. Iniciado em agosto e dividido em duas fases (na primeira, foram contemplados os negativos em vidro), o trabalho incluiu mais de 2.300 fotografias. Muitas das fotos serão usadas no livro do centenário das Laranjeiras, ainda sem data de lançamento.

 
 
 

O clube está promovendo uma restauração digital de boa parte do seu acervo fotográfico. Há registro dos primeiros times, da construção das Laranjeiras e de torcedores no início do século 20. O Fluminense prepara uma série de outras ações em homenagem aos cem anos do estádio, que completará um século em 11 de maio. Um documentário também está em fase de produção.

Confira as fotos:

A base do time tricampeão estadual de 1936/37/38, que teve cinco jogadores na seleção brasileira da Copa de 1938 (Foto: Divulgação)
O argentino Russo (no alto com uma das pernas levantada), ídolo tricolor dos anos 1930, fez tanto sucesso que jogou pela seleção brasileira (Foto: Divulgação)
O Estádio das Laranjeiras já teve uma pista de atletismo, construída em 1922 para os Jogos Latino-Americanos (Foto: Divulgação)
Estádio das Laranjeiras em construção (Foto: Divulgação)
Chapéus e ternos dominavam o vestuário dos torcedores no início do século 20 (Foto: Divulgação)
Operários posam em frente ao Estádio das Laranjeiras ainda em obras (Foto: Divulgação)
A construção do Estádio das Laranjeiras foi finalizada em 1919 (Foto: Divulgação)
O segundo agachado da direita para a esquerda é Preguinho, num time do início dos anos 1920. Autor do primeiro gol da seleção em Copas, é um dos primeiros ídolos da história do clube (Foto: Divulgação)