Seleção Cuiabana e Fluminense na pré-inauguração do Estádio Verdão em 1975. (Foto: Acervo/Ruiter de Carvalho)

Defendendo uma invencibilidade na Arena Pantanal, o Fluminense visita o Cuiabá neste sábado, às 21h (de Brasília), em busca de sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Apesar de ter só dois jogos no estádio, o Tricolor tem uma ligação maior com o local, segundo o portal GE.

No mesmo endereço onde fica a Arena Pantanal havia um outro estádio, de nome Governador José Fragelli, também chamado de “Verdão”, que foi inaugurado com um “batismo” da Máquina Tricolor contra a Seleção Cuiabana em amistoso no dia 12 de março de 1975. Um jogo cheio de curiosidades.

 
 
 

Construído para ser a casa do futebol mato-grossense, e com ambição de receber jogos do Campeonato Brasileiro, as obras do José Fragelli tiveram início em janeiro de 1974 e foram aceleradas com a missão de inaugurar o estádio antes do término do mandato do governador, que ia até o final de 1975. Deu tempo, e o time escolhido foi o Fluminense da Máquina Tricolor, de Rivellino, Félix, Zé Mário, Mário Sérgio, que seria bicampeã carioca em 1975 e 1976.

“Inauguração do Verdão com renda recorde”, estampou em sua manchete o jornal “O Estado de Mato Grosso” no dia seguinte. Segundo a publicação, o primeiro lote de 20 mil ingressos acabou rapidamente, e o público lotou os 35 mil lugares disponíveis (a capacidade seria ampliada no ano seguinte para 55 mil pessoas). Ainda de acordo com o periódico mato-grossense, a renda não divulgada de forma oficial passou dos Cr$ 500 mil cruzeiros.