(Foto: Lucas Merçon/FFC)

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro ainda não terminou, mas o Fluminense já tem o pior desempenho dos últimos três anos. Sem vencer há três rodadas, o Tricolor pode somar ainda mais três pontos. Em 2016, o Tricolor fez 28 pontos na primeira metade do torneio. Já no ano passado, fez 26.

Para igualar o desempenho do primeiro turno de 2016, o Fluminense precisava vencer o Internacional e o América-MG, mas acabou derrotado pelo time Colorado na noite desta segunda-feira. Já para igualar a pontuação do ano passado, precisava conquistar quatro pontos, mas o revés em casa impede que alcance a marca.

 
 
 

Nos últimos dois anos, o desempenho do Fluminense caiu no segundo turno do Brasileirão e a gordura construída na primeira metade de competição foi fundamental para escapar do rebaixamento. Em 2016, o Tricolor fez apenas 22 pontos e terminou o campeonato com dez rodadas seguidas sem vitória. Já no ano passado, fez 21. Problemas financeiros, vendas de jogadores e crise política afetaram o ambiente nas últimas temporadas.

Com 22 pontos e na nona posição da tabela do Campeonato Brasileiro, o Fluminense encerra o primeiro turno contra o América-MG, domingo, às 19h, no estádio Independência. Antes, o Tricolor enfrenta o Defensor (URU), em Montevidéu, no Uruguai, quinta-feira, às 21h45, pelo jogo de volta da Copa Sul-Americana. Na ida, venceu por 2 a 0, no Maracanã.

Confira o desempenho do Fluminense no turno e returno nos últimos anos:

2016

Primeiro turno: 28 pontos
Segundo turno: 22 pontos

2017

Primeiro turno: 26 pontos
Segundo turno: 21 pontos

2018

Primeiro turno: 22 pontos (se vencer o América-MG termina com 25)