(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

De acordo com levantamento feito pelo Itaú Unibanco, o Fluminense tem a torcida que mais consome na Geração X (formada por pessoas que nasceram entre 1965 e 1980). Os tricolores desta faixa etária representam 37% das transações e 39% do total gasto.

A Geração X e os Babyboomers (nascidos entre 1946 e 1964) são os que possuem um tíquete médio maior, na faixa de R$ 142 por transação, e a Geração Z (1997 a 2010), fica em R$ 110.

 
 
 

Na Geração Z, o São Paulo teve maior representatividade, acima da média nacional.

A pesquisa feita pelo Itaú Unibanco colocou o Fluminense como a quarta torcida entre os 15 principais clubes do país que mais investiram e gastaram com o clube durante o primeiro semestre do ano. Os tricolores tiveram 9,17%. O Flamengo foi o primeiro com 21,04%, seguido por Palmeiras (14,63%) e São Paulo (10,48%).

Moisés Nascimento, diretor de dados e analytics do Itaú Unibanco, falou a respeito da pesquisa realizada.

— A paixão pelo futebol está ligada à identidade nacional e, durante o período de restrições, ela representou uma lacuna na sua rotina. A retomada das atividades esportivas trouxe consigo um desejo reprimido de participar e apoiar os clubes, contribuindo assim para esse aumento nos gastos – disse ao site Máquina do Esporte, complementando:

— Particularmente, o que vejo de mais interessante é o reflexo direto do momento de um time em campo no consumo de seus torcedores, tanto com compra de ingressos enchendo os estádios como na compra de itens relacionados aos clubes. Times como o Bahia, que voltou à Série A este ano, estão entre os que a torcida mais avançou nos gastos desde o ano passado. O Fluminense, que também vive um bom momento, é o time que teve maior aumento de valor consumido por seus torcedores, que mais que dobraram os gastos com o time.

Entenda a meotodologia:

A pesquisa do Itaú Unibanco analisou transações realizadas com cartões de crédito que tenham relação com os clubes de futebol, como de sócio-torcedor, e compras realizadas no estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), em lojas oficiais dos times e no site oficial.