Fluminense está no Grupo 14 da Copinha, com sede em Taubaté (Foto: Leonardo Brasil - FFC)

O Fluminense estreia no dia 3 de janeiro, contra o Porto Vitória-ES, na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Durante a disputa da mais tradicional competição de base do país, o Tricolor contará com uma estrutura no padrão de seleção brasileira.

A Avanutri, patrocinadora master das divisões de base do clube, disponibilizará uma estrutura de recuperação de alta tecnologia aos jogadores do Fluminense. O time ficará na sede de Taubaté na primeira fase, mas caso avance, a empresa de equipamentos para avaliação nutricional e recovery deslocará todo o equipamento necessário.

 
 
 

— O futebol atual demanda uma sobrecarga física acentuada com ações de alta intensidade, fator que contribui para danos musculares. Após uma partida, o atleta necessita de aproximadamente 72 horas para restabelecer suas funções fisiológicas. Para ajudar na recuperação, preparadores físicos e fisiologistas buscam estratégias com embasamento científico para acelerar a recuperação dos atletas e deixá-los em condições de jogo. Em uma competição como a Copa São Paulo, em que as equipes jogam repetidas vezes em curto espaço de tempo, os atletas necessitam de cuidados especiais e uma rápida recuperação para aguentar a sequência de jogos em boas condições físicas, preservando a saúde e atenuando as lesões durante toda competição – afirmou Alex Rites, coordenador científico do Fluminense.

CEO da Avanutri, Rodrigo Santana, comentou a decisão da empresa de fazer tal aporte ao Fluminense na disputa da Copinha.

— Colocaremos à disposição o que há de melhor em termos de recuperação para a delegação do Fluminense na Copinha. Além de termos parceria com o clube, onde montamos no Centro de Treinamento uma sala de recuperação, a Avanutri é patrocinador máster das categorias de base do Tricolor. Então rapidamente pensamos nessa estratégia de dar algo a mais ainda aos jogadores nessa que é principal competição de base do país – disse.

Entre as tecnologias disputadas pelos jogadores tricolores na disputa está o Cryo Sport. O principal objetivo do aparelho é auxiliar o processo de recuperação por meio da crioterapia, com compressão controlada de forma prática e rápida. Tal equipamento permite tratamento paralelo de até dois jogadores. Durante a Copa do Mundo, isso foi fundamental na recuperação de Neymar e Danilo, dupla da seleção brasileira.

No Grupo 14, o Fluminense terá pela frente na primeira fase da Copa SP o Porto Vitória-ES, Imperatriz-MA e o time sede, Taubaté.