(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

A Libertadores terminou no último sábado com o título histórico do Fluminense. E quem também está comemorando é o Grupo Globo, como mostra reportagem do site MKTEsportivo. A transmissão da vitória tricolor por 2 a 1 sobre o Boca Juniors (ARG), no Maracanã, registrou o recorde de audiência com futebol em 2023.

O Grupo Globo ganhou motivos para sorrir com os números consolidados. Foram aproximadamente 48,4 milhões de pessoas durante a transmissão no canal aberto. A emissora registrou 29 pontos de audiência e 56% de participação no Painel Nacional de Televisão (PNT), que mede a audiência das 15 principais praças do país.

 
 
 

No Rio de Janeiro, a partida teve 43 pontos de audiência e 69% de participação, a maior registrada na faixa horária na qual o jogo foi exibido (das 17h01 às 19h44) desde novembro de 2019, quando a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate atingiu 47 pontos. Em relação à final do ano passado, entre Flamengo e Athletico-PR, transmitida pelo SBT, os números ficaram 54% acima.

Em São Paulo, o jogo obteve 23 pontos de média, com 47% de participação, superando a audiência da final do ano passado em 44%.

De acordo com o Kantar Ibope, cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 76.953 domicílios ou 206.674 indivíduos. Já no Rio de Janeiro, cada ponto corresponde a 49.547 residências ou 125.405 pessoas.

Mesmo na TV fechada, o SporTV também comemorou. Apesar de não exibir a partida (o duelo passou na ESPN), o canal esportivo a cabo fez um aquecimento de mais de duas horas, das 14h55 às 16h59. Durante o período, mais de 2 milhões de pessoas passaram pelo canal, estabelebenco o maior alcança da atração desde a estreia e ficando 40% acima da média do segundo colocado.

Já na comparação com os últimos quatro sábados, o pré-jogo da final da Libertadores levantou a média de alcance da faixa em 114%.